terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Bolsa de Resíduos da Fiec já é uma referência nacional"

Além da Bolsa de Resíduos, a Fiec criou um prêmio ambiental


Uma das maiores dificuldades das indústrias é dar o destino correto a resíduos sólidos como plásticos, papel, madeira, borracha, metal, vidros e cerâmicas. No Ceará, uma solução que se mostra viável, tanto para o meio ambiente, quanto para as empresas, está na Bolsa de Resíduos e Negócios, mantida pelo Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL/CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Trata-se de um espaço de compra e venda do material que se baseia em prestar serviço de informações através da Internet. A idéia é identificar mercados potenciais, estimular o aproveitamento econômico e difundir a importância da Gestão Ambiental. O programa existe desde 2001.

Atualmente, 375 empresas estão cadastradas, a maioria de pequeno porte. São Paulo está na frente, com 112 empresas. O Ceará, em segundo, tem 69.

As indústrias podem se vincular a seis categorias: madeira e mobiliário, metálicos, papel/papelão, petroquímica/química/farmacêutica, plásticos e têxtil/confecções. Há ainda um cadastro para compra/venda e aluguel de máquinas e equipamentos industriais usados.

Atualmente na quinta edição, o Prêmio Fiec por Desempenho Ambiental objetiva reconhecer o esforço de empresas que tenham se destacado na conservação do meio ambiente e na implementação da qualidade ambiental.

A comenda é dividida em quatro categorias: Reúso de Água, Produção Mais Limpa, Integração com a Sociedade e Educação Ambiental. Cada empresa pode concorrer com um projeto por modalidade de seleção.

De acordo com Renato Aragão, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da Fiec, as ações são hoje exigência do mercado.



FONTE: Gestão Ambiental - DN 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"Cagece culpa lixo por estouro de esgotos na Beira Mar"

Sobre a queixa relacionada ao estouro de esgotos nas avenida Beira Mar, em Fortaleza, nesta segunda-feira, como protestou o Movimento Anugios da Beira Mar, a assessoria de imprensa da Cagece manda nota para o Blog explicando o problema. Confira: 
Caro Eliomar de Lima,
Os transbordamentos de esgoto na avenida Beira Mar são consequência das contribuições indevidas de água pluvial na rede de esgoto durante dias chuvosos, como nesta segunda-feira (27). Além disso, o lixo, jogado de forma incorreta nas tubulações de esgoto, agrava a situação, a medida que impede a passagem dos resíduos líquidos, causando obstruções e consequentes transbordamentos de esgotos nas vias públicas.
Por estas razões, a Cagece esclarece que águas de chuvas devem ser direcionadas à rede de drenagem e o lixo deve ser descartado em locais adequados e próprios para receber este material.
A Companhia realiza periodicamente limpeza em suas tubulações para a retirada de lixo e areia e mantém programas permanentes para detectar ligações indevidas tanto de esgoto na rede de drenagem, quanto de drenagem indevidamente na rede de esgoto.
No entanto, informa que necessita do envolvimento da população para garantir o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.
* Assessoria de Imprensa da Cagece.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Amanhã tem Feira Agroecológica do Benfica


Amanhã a Feira contará com a presença de uma liderança indígena Tremembé, de Almofala - Itarema, para uma roda de conversa e exposição dos artesanatos indígenas.

Leve sua sacola retornável e consuma alimentos livres de agrotóxicos. 
A feira acontece na Praça da Gentilândia, das 7h às 12h, no Bairro Benfica - Fortaleza. 

Adicione no Facebook > Feira Agroecológica 



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"263 toneladas de castanha apodrecem e viram carvão"

“A essa hora, talvez ainda restem alguns quilos para botar no fogo. Assim disse o porteiro da fábrica Roguimo, que produz cera de carnaúba. A indústria fica no km 12,5 da BR-222. É lá que 263 toneladas de castanhas de caju, uma pequena montanha do produto que já esteve pronto para exportação, estão sendo usadas como… lenha. E pior: porque apodreceram sem alimentar ninguém e eram a única garantia de um empréstimo milionário feito junto ao Governo Federal.
O POVO tentou fazer o registro fotográfico da incineração na semana passada, última quarta-feira, dia 15, mas os donos da empresa não autorizaram o acesso. É tanta castanha que a incineração começou desde o fim de janeiro e ainda há bastante “lenha” para jogar às labaredas. A situação inusitada é parte de uma grande pendenga judicial entre gente da cajucultura cearense e o setor de cobrança do Banco do Brasil (BB). Uma história que começou há mais de dez anos. A verba federal, repassada através do Banco do Brasil, teria sido superior a R$ 6 milhões, mas a dívida nunca foi saldada.
As amêndoas estragaram após uma década de entraves jurídicos protagonizados pelo BB e as partes devedoras: a Cooperativa dos Produtores de Caju do Ceará (Cocaju) e as empresas Irmãos Fontenele S/A e Agroindustrial Gomes. Os 263.328 quilos chegaram a ser recolhidos pelo banco em 2002 para penhora judicial. Um ano depois do vencimento para pagar o empréstimo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em fábricas de Fortaleza e Uruburetama. Seriam a garantia da dívida.”
Desde setembro daquele ano, porém, ficaram armazenadas num dos galpões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Maracanaú. Sem que fossem negociadas ou nem sequer doadas para instituições de caridade, enquanto poderiam ter sido. “Nós apenas alugávamos os galpões”, garante o superintendente da Conab, Eude Guedes.
Foi lá, pelo tempo, que se deterioraram. As castanhas estavam embaladas em 10.972 caixas (de 24 kg cada). Era um estoque da safra 2000/2001. Já não serviam mais nem para adubo ou alguma possibilidade de consumo animal ou humano. Uma carga dessas fica perecível após dois anos. O tipo de embalagem era o ideal para exportação, mas válido apenas no prazo devido. A decisão para que fossem jogadas ao fogo foi definida pela juíza estadual Dilara Pedreira Guerreiro de Brito, da 1ª Vara Cível, no dia 14 de novembro do ano passado. A própria Conab requisitou a incineração. Já nos primeiros anos de armazenamento foi confirmado que o produto havia apodrecido.”

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reflexão para esta Quarta Feira de Cinzas "Ano Novo, vida nova e mudança de atitude"


Lixo acumulado em uma praia de Paracuru, litoral oeste do Ceará, durante o Carnaval de 2012 Foto: Rodrigo Carvalho
Por Maristela Crispim
Hoje é Quarta-Feira de Cinzas e, depois de quatro dias de descontração, para católicos ou não, é um dia para se refletir sobre os nossos atos.
Como no Brasil o ano começa “pra valer” só após o Carnaval, aproveito para propor um desafio de ano novo a todo mundo: que tal refletirmos mais sobre o que consumimos e descartamos.
O montinho de lixo retratado acima pelas lentes do fotógrafo Rodrigo Carvalho, em uma praia de Paracuru, durante o Carnaval que passou, é apenas uma pontinha da encrenca.
A nossa produção diária de lixo, enquanto sete bilhões de habitantes deste Planeta, é gigantesca. Mas a maior parte dela está nos países / cidades / lares que vivem essa fase de consumo crescente.
É claro que é impossível voltarmos a um passado onde o nosso lixo era orgânico, a população era bem menor e o Planeta deva conta de reinseri-lo no ciclo da vida sem prejuízos. Mas, se cada um tiver consciência do que consome e descarta, pode dar uma senhora contribuição para amenizar o problema.
Fica a ideia e Feliz Ano Novo, para todo mundo!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Até quando? "O POVO flagra adolescentes embriagados, veículos na faixa de praia e paredões de som no Carnaval do Presídio"

Deyvison Teixeira / O POVO
                     4x4 atravessa a faixa de praia, com passageiros na caçamba e até nas janelas
A praia do Presídio, em Aquiraz, Litoral Leste do Ceará, virou terra sem lei neste Carnaval. Nestes três primeiros dias de festa, O POVO flagrou adolescentes com bebidas alcoólicas, conduzindo quadriciclos e veículos 4x4 na faixa de areia da praia.
A irregularidade é agravada quando os carros flagrados na praia chegam a trafegar em alta velocidade, entre crianças, banhistas, e quem estiver por perto. A prática se tornou tão corriqueira no lugar, que parte da faixa de areia foi apelidada de “BR Presídio”. O trecho fica entre o mar e os banhistas, que precisam atravessar o corredor de carros para mergulhar.
Ainda na praia, os paredões de som, que deveriam encerrar expediente às 19h, gritam até a madrugada. De acordo com a repórter Luar Brandão, do O POVO, a fiscalização até tenta coibir a irregularidade, mas a quantidade de equipamentos de som espalhados pela Cidade é tão grande, que a os decibéis além do limite viram a noite.

Também em Aquiraz, as praias de Iguape e Prainha têm movimentação tranquila, com festa animada pelo mela-mela.
FONTE: O Povo 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Ecofolião - Carnaval Consciente"


O INSTITUTO AKATU ELABOROU UMA LISTA MUITO BACANA COM DICAS PARA QUE A FOLIA DE CARNAVAL SEJA BOA PARA VOCÊ, PRA QUEM NÃO GOSTA DA FESTA E, TAMBÉM, PARA O PLANETA

O carnaval é um período de muita alegria e diversão, mas também de consumo exagerado. O feriado, as viagens e as festas acabam representando um gasto maior de combustível, de eletricidade, de fantasias e, é claro, de bebidas.

Na quarta-feira de cinzas, tudo isso deixa muito mais que saudades, deixa um monte de resíduos e uma conta ambiental alta a ser paga pelo planeta. Por isso, o Insituto Akatu para o Consumo Consciente elaborou 10 dicas para você curtir o carnaval sem descuidar da consciência ambiental e social.


1. Produza menos lixo
Para você ter uma idéia de como o carnaval produz lixo adicional ao usual, só na cidade de Salvador são recolhidas 1.500 toneladas a mais de lixo nos dias 6 dias de festas. Isto gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo carnaval.

2. Jogue o lixo no lixo
No carnaval, o lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Portanto, no carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.

3. Reutilize as fantasias
As fantasias de carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Portanto, para evitar o desperdício, nada melhor do que reutilizá-las, trocá-las com amigos, reciclá-las.

4. Cuidado com os excessos
O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes e pelos altos níveis de violência no carnaval. Não passe da conta neste carnaval, consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.

5. Seja um turista consciente
Se você for viajar no carnaval, procure minimizar os impactos ambientais de sua viagem, respeite os costumes dos lugares visitados, prestigie a cultura e a economia locais.

6. Gaste menos combustível
Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.

7. Tire os equipamentos da tomada
Antes de viajar, não se esqueça de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como TV, DVD, microondas e carregador de bateria. O modo "stand-by", que fica acionado quando o aparelho está desligado, mas conectado à rede elétrica pela tomada, é responsável por até 25% da energia consumida por esses equipamentos.

8. Não desperdice água
O carnaval é a época em que muitas cidades, em especial as turísticas, enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados no carnaval. Evite as brincadeiras que implicam em desperdício, tome banhos mais curtos, desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

9. Aproveite a cidade vazia
Se sua cidade não for destino de foliões, e se você não for viajar, aproveite a tranqüilidade e o tempo livre em atividades que não custam dinheiro e não consomem recursos naturais: caminhadas, visitas a parques, museus e centros culturais, maior convívio com a família.

10 . Divulgue o consumo consciente
Durante o carnaval, se você presenciar casos de desrespeito aos preceitos que orientam essas dicas do Akatu, não hesite em orientar as pessoas. Sempre que tiver oportunidade, divulgue os princípios do consumo consciente. Contribua para que o carnaval seja cada vez mais uma época de alegria e paz e não de violência e ameaça ao equilíbrio do planeta.

Reportagem publicada no site do Instituto Akatu.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"O Parque do Cocó não é privada!!!"

A falta de educação ambiental e o descaso do poder público andam de mãos dadas. Desde dezembro do ano passado, despejaram na rua que dá acesso à Trilha das Azeitoneiras do Parque do Cocó (Avenida Sebastião de Abreu) um vaso sanitário e muito lixo. Há três meses, nem moradores nem a administração do parque mandaram recolher a siujeir. Ou será que o vaso seria, digamos, material orgânico mesmo?
(Foto – J. Aranha) 

"Alunos realizam o plantio de árvores em escolas municipais"

Nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) dá início ao Projeto de Arborização nas escolas do Município. A primeira escola a receber o projeto será a Emeif Professor Luis Recamonde Capelo, com o plantio de 35 mudas frutíferas e 12 árvores de sombra. Além disso, haverá apresentação artística dos estudantes e exibição de vídeo sobre o cuidado com o meio ambiente.

O projeto também prevê ações de educação ambiental e de sensibilização para a coleta seletiva, através de palestras, da doação de um kit para a separação do lixo seco do lixo úmido, e de caixas coletoras de papel para cada sala de aula. Os resíduos coletados serão destinados para o recém inaugurado Centro de Triagem de Resíduos Sólidos (CTRS), no bairro João XXIII, como explica Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Semam. “A ideia é educar os alunos para que eles cumpram o papel de multiplicadores, levando a importância da coleta seletiva para suas casas”, informa. Muitos deles, ela continua, são filhos dos catadores.

As ações terão início em três escolas da Regional III. A escolha se deu pela proximidade das instituições ao galpão de triagem do João XXIII. O projeto, no entanto, vai se estender para escolas de outras Regionais.

:: SERVIÇO
Lançamento do Projeto de Arborização nas escolas do Município
Local: Escola Professor Luis Recamonde Capelo (Rua Maria Quintela, 816 - Bonsucesso)
Data: quinta-feira, 16 de fevereiro
Horário: 9h

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Construção Verde"

Praticamente tudo no imóvel é feito a partir da reciclagem de produtos como garrafas PET e pneus. A intenção é provar que hoje já é possível optar por um modelo de construção sustentável na hora de construir uma casa ou apartamento.


Praticamente tudo no imóvel é feito a partir da reciclagem de produtos como garrafas PET e pneus. A intenção é provar que hoje já é possível optar por um modelo de construção sustentável na hora de construir uma casa ou apartamento. 



FONTE: Setor Reciclagem

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

"Denuncie ocupação irregular em calçadas"

Você também pode enviar imagens e vídeos para vocefazopovo@opovo.com.br

Foto: Deivyson Teixeira/ O POVO
                                                       Feirantes ocupam calçadão da Sefaz


O passeio pela Capital tornou-se difícil. As calçadas, que deveriam ser reservadas para o ir e vir dos pedestres, perdem a principal finalidade a cada dia. Em várias situações, o cidadão vê-se obrigado a transitar pela área reservada aos veículos, por conta do espaço ocupado por construções irregulares, entulhos, ambulantes e até veículos que utilizam as calçadas como estacionamento.

Você conhece algum lugar assim e quer denunciar? O POVO Online lança nesta segunda-feira, 13, um novo mapa colaborativo, em que os internautas vão poder apontar os pontos da cidade onde é verificado este tipo de problema.



VEJA O MAPA AQUI! 


Como colaborar no mapa
Faça seu login em uma conta Google.

Na página inicial do mapa, clique em "Editar". Em seguida, no campo "pesquisar no mapa" digite o endereço onde você encontrou um ponto de alagamento.

Após visualizar o local, clique na tag vermelha que aparece no mapa. Feito isso, vai surgir um balão com informações sobre o local, neste espaço, clique em "Salvar em". Quando aparecer a opção "Alagamentos em Fortaleza", clique em "Salvar".

Caso você tenha dificuldade com a ferramenta Google Maps, envie o endereço do local (se possível, um número de casa ou estabelecimento mais próximo) para redacaoportal@opovo.com.br.

Você também pode enviar imagens e vídeos.
Entenda o problema
Em Fortaleza, a fiscalização das irregularidades é feita pelas Secretarias Executivas Regionais (SERs), com base no Código de Obras e Posturas de Fortaleza (Lei 5530/1981). Segundo o Chefe de Fiscalizações da SER III, Carlos Quezado, algumas irregularidades são descobertas através de denúncias feitas por moradores, e outras vezes o próprio fiscal passa no local, determina a irregularidade e notifica o proprietário.

Depois da notificação, o responsável tem dois dias para regularizar a situação do passeio. De acordo com o Código de Obras e Posturas de Fortaleza, a conservação e preservação do passeio (calçada) é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Ainda segundo ele, depois da notificação, o responsável tem dois dias para regularizar a situação da calçada.

O chefe de fiscalização da SER V, Aurélio Brito, informou que 80% das calçadas da área da regional são irregulares. De 564 notificações feitas pelo órgão em 2011, cerca de 100 resultaram em demolições.

Segundo Aurélio, em geral, os casos notificados são de muros construídos irregularmente para separar passeios, calçadas com degraus grandes e rampas para o acesso de veículos.
Número de notificações por ocupações irregulares em calçadas realizadas em 2011
SER I – 562
SER II – 497
SER III – 380
SER IV – 374
SER V – 564
SER VI – 219

Estacionamento irregular


O estacionamento de veículos em calçadas é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e passível de multa. Em Fortaleza, a fiscalização fica a cargo da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC).

A prática é considerada infração grave. Além da multa, o condutor perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que diz a lei

Código de Obras e Posturas de Fortaleza (Lei 5530/1981)

Art. 672 - É proibido:
VII - Embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nos logradouros públicos.
XV - Estacionar veículos sobre passeios e em áreas verdes, praias, jardins ou praças.
Art. 673 - Poderá ser permitida, a critério da Prefeitura e mediante prévia licença, a ocupação de logradouros ou passeios públicos, com mesas, cadeiras ou bancos, com finalidade comercial ou similar, observadas as seguintes condições:
I - só poderá ser ocupada parte do passeio correspondente à testada do estabelecimento licenciado;
II - a ocupação não deverá prejudicar os acessos e livre trânsito dos pedestres;
III - deverá ser preservada uma faixa livre mínima de 1,50 metro contados a partir do meio-fio.
Lei de Uso e Ocupação do Solo de Fortaleza (Lei n° 7987/96)
Art. 232 - Fica vedada a construção de estacionamentos ou garagens em qualquer logradouro, existente ou projetado, com destinação exclusiva para uso de pedestre.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Art. 181. Estacionar o veículo:
VIII - no passeio ou sobre faixa de pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Infração - grave; Penalidade – multa (R$ 127,69 – 5 pontos na CNH); Medida administrativa - remoção do veículo.

Denúncias

As denúncias de obstruções de calçadas são feitas pela população e transformadas em processos. O infrator tem cinco dias para consertar o erro e comparecer à Regional. Caso não cumpra o dever, recebe o auto de infração. Mais dez dias para a defesa ou conserto.

Findos os prazos, a prefeitura conserta o erro e cobra a multa. A penalidade varia entre uma e oitenta unidades fiscais (R$ 54,11).
Para denunciar ocupação irregular de calçadas, a população pode ligar para a ouvidoria da SER do bairro:

SER I: (85) 3433 6875/ 3433 6812
SER II:: (85) 3216 1810
SER III: (85) 3433 2519
SER IV: (85) 3433 2800
SER V: (85) 3433 2929
SER VI: (85) 3488 3126
SER Centro: (85) 3105 1333

Placas e estacionamento:

Denúncias de placas e estacionamento irregular podem ser feitas com Semam (3452 6926) e AMC (3246 0930), respectivamente.

Padronização de calçadas

A Prefeitura de Fortaleza prevê a padronização das calçadas da capital, por meio do Programa de Transporte Urbano (Transfor). Segundo o programa, 164 quilômetros de calçadas serão padronizadas. Outras vias devem receber a ação paulatinamente.

O Transfor informa que está implantando calçadas com a largura adequada, sem desníveis, adequando os estacionamentos irregulares, para que estas se tornem acessíveis. Para tanto, o programa se baseia na Lei do Uso e da Ocupação do Solo, no Código de Obras e Posturas do Município de Fortaleza e nas Leis Federais que regem sobre o assunto.

O programa já fez intervenções maior segurança, em vias como Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio, Justiniano de Serpa, Jovita Feitosa e Mister Hull.
FONTE: O Povo