quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Mutirão coleta 1,5 tonelada de lixo em praia no litoral cearense"

Mutirão fez limpeza em 3,5 quilômetros da praia do Porto das Dunas. Desde 2010, projeto Praia Limpa coletou 35 toneladas de lixo em praias.

Maior dos resíduos são palhas e garrafas
plásticas (Foto: Projeto Praia Limpa/Divulgação)


Um mutirão do projeto Praia Limpa coletou nesta quarta-feira (30) 1,5 tonelada de lixo na praia do Porto das Dunas, no litoral do Ceará, de acordo com a coordenação do projeto. O mutirão foi feito numa faixa de 3,5 quilômetros, da foz do Rio Pacoti até o parque aquático do Beach Park.
Ainda de acordo com os coordenadores, os mutirões do Praia Limpa coletaram, desde o início do projeto, em 2010, 35 toneladas de resíduos jogados em praias do Ceará. Os mutirões são formados por voluntários e funcionários de empreendimentos instalados no Porto das Dunas, principalmente hotéis.
A maior parte dos resíduos são palhas de coqueiros e detritos como sacos, garrafas e embalagens plásticas. O lixo recolhido, segundo o projeto, é separado e levado para um ponto de coleta dos caminhões responsáveis pela limpeza pública.
A Associação Porto das Dunas, que promove o Projeto Praia Limpa na região, tem como membros residentes e empreendedores do bairro e tem o objetivo de promover ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região.
FONTE: G1

Semana do Meio Ambiente 2012 - Labomar UFC


Olá, 


envio por meio deste o convite para a "Semana do Meio Ambiente" do Instituto de Ciências do Mar - Labomar, evento organizado pelos cursos de Ciências Ambientais e Oceanografia, que se realizará de 4 a 6 de junho de 2012.


A programação inclui mesas-redondas, mini-cursos e oficinas.
Inscrições gratuitas e online: http://migre.me/9i9iu


Atenciosamente,
Natália Alencar


terça-feira, 29 de maio de 2012

"Semana do Meio Ambiente traz seminários, doações de mudas e plantios"



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) realiza, do dia 27 de maio a 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente de 2012. Durante estes dias, uma série de atividades sócioambientais serão realizadas pela cidade, visando à promoção de discussões sobre sustentabilidade de Fortaleza e de ações de educação ambiental. Seminários, oficinas, arborização, doação de mudas, dentre outras, fazem parte das ações da Semana.

A abertura oficial acontece no dia 28, a partir das 8h, quando o titular da Semam, Adalberto Alencar, abrirá o Seminário Fortaleza Rio + 20 Serviços Ambientais e Cidades Sustentáveis, no hotel Gran Marquise. Dentre os temas a serem discutidos, estão os Desafios da Construção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil, o Esboço Zero da Conferência Rio+20 e as contribuições de Fortaleza para o documento. Um dos destaques da discussão consiste no Programa Cidades Sustentáveis e a participação de Fortaleza nesta iniciativa internacional, que reúne os melhores projetos de sustentabilidade urbana do mundo. O evento continua no dia 29. 
Confira a programação no site da Semam.

No dia 30, a partir das 9h, haverá o lançamento do Comitê Gestor das Unidades de Conservação da Sabiaguaba, formado por dez representantes do poder público e dez representantes de entidades da sociedade civil; à tarde, às 15h, na Semam, será lançado o Programa de Coleta Seletiva da Semam.

No dia 31, haverá arborização da Câmara Municipal de Fortaleza e uma oficina de trabalho do Plano Integrado de Arborização de Fortaleza, na sede da Câmara. O Plano integra todas as ações de arborização da capital, sob a coordenação da Semam. O seu objetivo é direcionar os plantios para programas e projetos socioambientais que visem à recuperação, preservação e aumento de áreas verdes, promovendo, assim, mais benefícios à população. Serão arborizados canteiros centrais de algumas avenidas da cidade, à exemplo da avenida Perimetral.

No dia 1º, a partir das 8h30min, no Mercado São Sebastião, haverá a doação de mudas e o plantio de árvores, junto com a população. Além disso, um cortejo, com atores e músicos, ficará responsável pela animação do evento. No mesmo horário, em frente ao Galpão de Triagem do Planalto Universo (Vila União), haverá a arborização do canal da rua do Sol. Mais de quinhentas árvores serão plantadas.

No dia 5, dia Mundial do Meio Ambiente, haverá oficinas de arte e de educação ambiental abertas ao público, no Passeio Público.


Confira a programação da Semana de Meio Ambiente de 2012.

FONTE: SEMAM 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

"Semana do Meio Ambiente 2012"

Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove mais um seminário na perspectiva de consolidar avanços na política ambiental da cidade. O evento deverá ser aberto pela Prefeita Luizianne Lins.

Vejam a programação:

Semana de Meio Ambiente 2012

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da SEMAM, convida para o Seminário Fortaleza Rio + 20 Serviços Ambientais e Cidades Sustentáveis.

Dentre os temas a serem discutidos, estão os Desafios da Construção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil, o Esboço Zero da Conferência Rio+20 e as contribuições da cidade de Fortaleza para o documento.

Um dos destaques da discussão consiste no Programa Cidades Sustentáveis e a participação de Fortaleza na iniciativa internacional que reúne os melhores projetos de sustentabilidade urbana do mundo.

Adalberto Alencar
Secretário Titular da Semam

Seminário Fortaleza Rio + 20 Serviços Ambientais e Cidades Sustentáveis
Local: Hotel Gran Marquise

Programação:

Dia 28 de maio (segunda)

Manhã
8:30 – Solenidade de abertura
09:00 – Mesa 1

- Adalberto Alencar (Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza) Tema: Políticas Ambientais da Prefeitura de Fortaleza
- Weber Coutinho (Gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte) Tema: Políticas Ambientais da Prefeitura de BH / Certificação Ambiental
- Jeovah Meireles (Prof. Geografia da UFC) Tema: Fator Verde e os Serviços Ambientais
- Luís Gonzaga (Prof. Biologia da UECE) Tema: Biodiversidade na Sabiaguaba

Tarde
14:00 – Mesa 2

- Elaene Rodrigues (Secretária de Assistência Social de Fortaleza) Tema: Políticas Sociais da Prefeitura de Fortaleza
- Maurício Broinizi (Secretário Executivo da Rede Nossa São Paulo) Tema: Os desafios para a construção de Cidades Sustentáveis
- Rose Inojosa (UMAPAZ / Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo) Tema: Boas Práticas em sustentabilidade Ambiental Urbana

Dia 29 de maio (terça)

Manhã
08:00 – Mesa 3

- Bazileu Margarido (Ex-Presidente do IBAMA e membro do Instituto Democracia e Sustentabilidade - IDS) Tema: Os desafios da construção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil
- Geraldo Vitor Abreu (Diretor de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente) Tema: Agenda 21
- Pedro Ivo Batista (Ex-Sec. da Semam e Coordenador do Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento) Tema: A atualidade da Carta da Terra


O acesso é livre. Os interessados poderão se inscrever através do site da SEMAM ou mesmo na hora e no local do evento. 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Regional VI resgata lei e frustra frequentadores da praça do Lago Jacareí"


Moradores do bairro Cidade dos Funcionários foram surpreendidos esta semana com a proibição de cachorros de médio e grande portes de circularem com seus donos nos arredores da praça do Lago Jacareí. Segundo a Regional VI, a proibição obedece à lei nº 9.503 artigo 255 de 23/09/1997, que também não permite bicicletas e skates na praça.
Para o advogado Sérgio Ellery, que há seis meses passeava com a cadela Laila, da raça Labrador Retriever, desde que o animal era filhote, a repentina proibição fere o direito de ir e vir, mesmo que de Laila.
Laila ficou sem o passeio noturno
“A raça Labrador Retriever é reconhecidamente de natureza dócil e, além disso, levamos todos os itens necessários para o passeio, como sacos plásticos descartáveis para recolher fezes, jornais velhos para enxugar a urina, como ainda água e petiscos para premiar o bom comportamento da Laila”, argumentou o advogado.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Estudantes cobram veto da presidente Dilma"

No fim da tarde de ontem, ativistas que são contra as mudanças do novo Código Florestal realizaram manifestação no calçadão da avenida Beira Mar


Estudantes pintaram a cara e sairam em passeata pelo calçadão da Beira Mar


Vestidos de verde e com a cara pintada, menos de 100 manifestantes que pedem o veto ao Código Florestal saíram em passeata do calçadão que fica no cruzamento das avenidas Rui Barbosa com Beira Mar. Cantando o Hino Nacional, eles se juntaram a outros manifestantes no calçadão do anfiteatro da Volta da Jurema, ponto de encontro para a realização da segunda manifestação “Veta Tudo, Dilma!”. 
No dia 6 de maio o grupo realizou o primeiro protesto. As amigas Tatiana Conde e Florice Gogadze dizem que o movimento ganhou força numa rede social e elas decidiram realizar um segundo ato em parceria com o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.
Esta semana a presidente Dilma Rousseff deve vetar ou não o novo código, aprovado pela Câmara dos Deputados. Os ambientalistas dizem que o projeto sofreu mudanças, feitas pela bancada do agronegócio, que descaracterizaram o original aprovado no Senado e defendido pelo Palácio do Planalto.
Para ambientalistas o atual projeto desconstrói os avanços ambientais conquistados nas últimas décadas. Eles acreditam que a proposta pode resultar no cumprimento menos rígido das normas de proteção ambiental e põe em risco a preservação das florestas brasileiras, a obrigação de reflorestamento e as multas para quem desmatou áreas de preservação.
A discussão em torno da preservação ambiental acontece a menos de um mês da realização da Rio+20, Conferência da ONU que reunirá líderes mundiais para discutir soluções para transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.
ENTENDA A NOTÍCIA
A presidente Dilma Rousseff deve decidir se veta ou não o projeto do novo Código Florestal Brasileiro esta semana. Para ambientalistas, o projeto do jeito que está representa um retrocesso à legislação ambiental.
Celso Tomaz
ESPECIAL PARA O POVO
celsotomaz@opovo.com.br

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SECA: "Famílias ameaçam arrombar trecho do Canal da Integração"

Comunidades de Morada Nova querem que água do "Eixão" chegue até riacho que abastece localidades


Morada Nova 
A situação já saiu de preocupante para alarmante para centenas de famílias de comunidades neste Município. A seca diminuiu o volume do açude que abastece um riacho, que atende ao menos sete localidades. Agora não mais. E preocupados, os moradores reivindicam que um trecho do Canal da Integração, que passa sobre o riacho seco, libere água ou eles mesmos, numa atitude dramática, ameaçam abrir a válvula. Uma comissão de moradores foi recebida pela regional da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), que orientou a elaboração de um relatório a se encaminhar à diretoria em Fortaleza


O Açude Cipoada, em Morada Nova, está com apenas 20,1%. E a continuar sem chover, a projeção é que termine o ano com 8% da capacidade, conforme o escritório da Cogerh em Quixeramobim. Por isso, a situação já é considerada crítica pela própria Companhia, inclusive em vários outros açudes, especialmente com pequena capacidade de reserva, conforme já apontou o Caderno Regional.

Com tão pouca água, a Cogerh cortou o abastecimento a comunidades mais distantes atendidas pelo Açude Cipoada. Moradores das comunidades Flor de Lis, Pedra da Mesa, Vaca Morta, Cacodé, Melões, Frade e Porção estão sem receber água do reservatório.

"O Cipoada está em alerta máximo. A situação está muito crítica e não dá para atender a todas as comunidades de quando o açude está cheio. Levamos em consideração o uso prioritário, que é o abastecimento humano. A partir das medições de vazão nos trechos é possível medir o quanto se pode liberar de água", esclarece Luís César, do escritório da Cogerh em Quixeramobim, a quem cabe a gerência do Açude Cipoada.


O agricultor José Pedro lamenta que os animais já estão morrendo, a começar pelos peixes, e não vinga plantação de milho nem de sorgo. "A situação está braba mesmo. O pedaço do riacho que passa aqui tá seco, terra batida, e a gente tem medo que a situação só piore, porque aí quando faltar água para todo mundo beber a gente não sabe o que vai acontecer. Por isso, estamos pedindo às autoridades que despejem água do eixão aqui. Existe uma válvula, que pode derramar água no Santa Rosa", afirma Pedro.

Ele se refere a um trecho de adutora do "Eixão", ou Canal da Integração, que passa próximo ao Riacho Santa Rosa. Em um segmento da tubulação existe uma válvula, chamada de Descarga de Fundo.

Esse dispositivo é acionado (aberto) para realizar limpezas na tubulação, como a retirada de detritos. Periodicamente a gerência regional Cogerh em Limoeiro realiza descargas, para evitar entupimento nas ventosas. De acordo com um técnico ouvido pela reportagem, que não quis se identificar, ao menos teoricamente essa descarga usada na manutenção do canal poderia prover o abastecimento em um trecho do Riacho Santa Rosa. Mas a decisão sobre o que pode ser feito passará pelo crivo da direção da Cogerh em Fortaleza, que ainda nesta semana receberá uma carta de solicitação dos moradores. Liderados pelo padre Almir Costa, de São João do Jaguaribe, as famílias de agricultores visitaram o escritório regional da Cogerh em Limoeiro pedindo providências. "O mais importante é tentar todos os meios legais para que uma saída seja dada às comunidades, que estão sofrendo", afirma o padre.

Mas os próprios moradores ameaçam tomar medidas mais radicais, caso não sejam atendidos ou não se apontem saídas que garantam o abastecimento de água. A medida mais drástica seria arrombar um trecho do canal da integração, que leve água para o trecho seco do Riacho Santa Rosa. Atualmente, o Açude Cipoada pereniza 58km do Riacho Santa Rosa.

O Canal da Integração liga o Açude Castanhão ao Pecém, projetado como um garantidor de abastecimento para a Região Metropolitana de Fortaleza. Bem como para as indústrias na região. O "Eixão", como também é conhecido, recebeu duras críticas por não contemplar, inicialmente, o abastecimento humano de famílias que moram por onde passa o canal. Só no ano passado a Secretaria dos Recursos Hídricos conseguiu gerar abastecimento a 2.280 famílias pelo canal, mas somente graças a um recurso de R$ 3,7 milhões do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, porque esse abastecimento não estava previsto no plano inicial do Canal.

Mais informações:
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Rua Adualdo Batista, 1550 - Parque Iracema, Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3218.7025

MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER


FONTE: Regional - DN

terça-feira, 15 de maio de 2012

Veta TUDO Dilma: Ação em Fortaleza-CE

Próximo domingo (20) teremos uma nova manifestação VETA DILMA em Fortaleza.
A presidente Dilma tem até o dia 25 pra vetar ou não o novo Código Florestal e a pressão para que vete o Código na íntegra está aumentando em todo país.
A nova manifestação Veta Dilma será dia 20 de maio, domingo (sem jogo de futebol no mesmo horário), na volta da Jurema, vizinho ao Anfiteatro da Beira-Mar.

Mapa do Local: Volta da Jurema, Beira Mar
Horário de início das atividades: 16:00h.
Desta vez teremos um show ao vivo! A cantora Andréa Piol irá participar, junto com o músico Gustavo Portela. O repertório será ensaiado especialmente pra manifestação.
Algumas artesãs confirmaram participação no trabalho com moda sustentável e vão desenvolver uma atividade com o tema da manifestação. Intervenções teatrais e de artistas plásticos também irão ocorrer.
Manifestações semelhantes tem ocorrido em todo o Brasil, num esforço coletivo para que a presidente Dilma se sensibilize e vete o projeto aprovado que desfigura o Código Florestal brasileiro. A bancada ruralista tem se movimentado para que se necessário a presidente vete apenas parte do projeto, mas continuaremos com a mobilização para que a proposta seja vetada totalmente. A palavra de ordem é "Veta Tudo Dilma"!
(Paulo Sombra)

sábado, 12 de maio de 2012

Green Supply Chain: Site mapeia todo o trajeto de um produto antes de chegar às prateleiras (PEGN)

Site mapeia todo o trajeto de um produto antes de chegar �s prateleiras
Um passo importante para o consumo consciente.
A reportagem do site da Pequenas Empresas Grandes Negócios explica como funiona o algumas cadeias de fornecimento.
O site SOURCEMAP apresenta esta trabalho colaborativo

"Centro de Eventos - Obra pode ser interditada, diz MP"

Motivo é a ausência de passarelas para pedestres; também falta alargar as ruas secundárias



Os túneis, atrasados 60 dias, são outra pendência apontada por promotor
FOTO: TUNO VIEIRA
As obras do Centro de Eventos do Ceará (CEC) já estão quase prontas e devem ser entregues no dia 20 de junho. Porém, as passarelas para pedestres, itens que estavam previstos no projeto original, não foram construídas. Por conta disso, o Ministério Público Estadual (MPE) afirma que a obra pode ser interditada antes de começar a funcionar.

Conforme o promotor de Justiça Gilvan Melo, que coordena o Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas de Trânsito (Naetran), para que haja uma mobilidade urbana em prol de facilitar o acesso da população ao Centro de Eventos, a existência de passarelas é fundamental. Do contrário, segundo ele, o cidadão que anda a pé ou de ônibus será impedido de ir ao lugar.

"As passarelas estavam inclusas no projeto inicial. Portanto, o órgão de fiscalização, que é a Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), só deve liberar a obra conforme estava previsto. Senão, o Habite-se, ato administrativo emanado de autoridade competente que autoriza o início da utilização efetiva de construções ou edificações, não deve ser liberado. Essa é a exigência da lei", ressalta Gilvan.

Além das passarelas, outras providências que devem ser tomadas, segundo o promotor, são o alargamento das ruas secundárias que dão acesso ao CEC e a construção dos túneis, os quais terão atraso de mais de 60 dias. "Todos têm direito de usufruir do equipamento, principalmente aqueles que não possuem carro. Todos nós somos pedestres e, às vezes, estamos motoristas e passageiros", diz.

Porém, para o titular da Secretaria de Turismo do Estado, Bismarck Maia, as passarelas não são soluções aplicáveis ao local, pois deixariam o cenário feio e impossibilitariam a visão do equipamento. Ainda de acordo com ele, o objetivo do CEC é promover encontros de empresários e congressos nacionais e internacionais. Nesses casos, conforme o secretário, as pessoas costumam se deslocar de carro, táxis ou ônibus fretado.

"Ninguém pega um ônibus de linha e vai para o Centro de Eventos. No projeto inicial, tínhamos proposto as passarelas, mas, com o tempo, vimos que não há necessidade de elas existirem, pois quem vai para lá não anda a pé", explica Bismarck Maia.

ShowsA respeito da dificuldade de acesso aos shows para aqueles que não possuem carro, ele destaca que as apresentações das cantoras Jennifer Lopez, Ivete Sangalo e do cantor Plácido Domingos são pontuais e não fazem parte do objetivo do Centro. "Não queremos ficar promovendo shows constantemente. Excepcionalmente para a inauguração, iremos fazer uma operação especial com guardas de trânsito orientando a passagem dos pedestres", ressalta.

Para evitar problemas na liberação do alvará da obra, Bismarck afirma que a Secretaria de Turismo, juntamente com o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) está em negociação com o Ministério Público Estadual. "Acho que a ausência de passarelas não é motivo para interditar uma obra deste porte, a qual trará tantos benefícios para o Estado", avalia o secretário.

De acordo com o Distrito de Meio Ambiente da Regional VI, responsável pela inspeção, avaliação e liberação da obra pronta, não consta no órgão nenhuma solicitação do Habite-se pelo Centro de Eventos.

O Habite-se é um documento emitido pela Prefeitura de Fortaleza para autorizar o início da utilização efetiva de construções ou edificações destinadas à habitação. Ele comprova que um empreendimento ou imóvel foi construído conforme as exigências legais do município para a aprovação de projetos. O documento pode ser solicitado a qualquer momento após a conclusão da obra, e o prazo para a liberação é de até 30 dias.

Se for constatada alguma anormalidade, o empreendimento será notificado e terá um novo prazo para o cumprimento das normas exigidas pela lei. No entanto, até que as alterações sejam feitas, o equipamento não poderá funcionar, sob pena de multa diária.

Projeto inicial
"Tínhamos proposto as passarelas, mas, com o tempo, vimos que não há necessidade, pois quem vai para lá não anda a pé"
Bismarck MaiaSecretário de Turismo do Estado

KARLA CAMILA

REPÓRTER


FONTE: Cidade - DN

quarta-feira, 9 de maio de 2012

"Fortaleza é sede de encontro sobre tecnologias emergentes do setor elétrico" Aberto ao público!


Fortaleza será sede, a partir das 8 horas desta quinta-feira, do I Workshop do Nordeste sobre Tecnologias Emergentes do Setor Elétrico Brasileiro. O Evento que se estenderá até sexta-feira, sempre pela manhã, ocorrerá no auditório do SEBRAE.
Segundo o engenheiro Ernani Fontenele, da comissão organizadora do encontro patrocinado pelo Grupo  TRANSFORTECH, especialistas renomados no campo das alternativas apresentarão trabalhos e discutirão temas da área importantes para o desenvolvimento regional.
Entre os conferencistas, Lúcia Helena Armesto do Ministerio do Meio Ambiente e PNUD; João Silvenger da Isolub Mineraltec; José Aparecido Cardoso do Grupo Transfortech, Paulo Fernandes, da Diagno e Cláudio Galdeano, da MG Trafos.
SERVIÇO
Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrição.
Mais informações: (85) 9982 0217

terça-feira, 8 de maio de 2012

"400 toneladas de lixo são retiradas do Interceptor Oceânico Leste, em Fortaleza"

No ano de 2011, mais de 8 mil toneladas de lixo e areia foram retiradas da rede de esgoto de Fortaleza. O montante, segundo a Cagece, equivale a cerca de 690 toneladas de resíduos sólidos por mês. 


Lixo doméstico, areia, pedras e até uma base de concreto utilizada em obras de grande porte. Pelo menos 400 toneladas de lixo foram retiradas do Interceptor Oceânico Leste, nas proximidades do Riacho Maceió. A tubulação tem cerca de 6 km de extenção, com diâmetro entre 1000 milímetros 1.750 mm. 

Até agora, foram 800 m percorridos, desde o último 26 de março. A operação se estenderá até a Estação de Pré-condicionamento de Esgoto (EPC), na avenida Leste-Oeste, com previsão para ser concluída em setembro. 

A expectativa da a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é retirar um total de 2.000 toneladas de sedimentos do interior dos tubos. Este material sólido retirado na operação é levado ao aterro sanitário de Caucaia, em caminhões fechados, para que não haja exalação de maus odores. 

A operação está sendo realizada no período da noite, para não interferir no trânsito local. Ainda segundo a Cagece, o valor investido na limpeza chega a R$ 2,4 milhões, com recursos próprios.

2011: Mais de 8 mil toneladas em Fortaleza 

Mais de 8 mil toneladas de lixo e areia foram retiradas da rede de esgoto de Fortaleza durante o ano de 2011. O montante equivale a cerca de 690 toneladas de resíduos sólidos por mês.

Segundo a Cagece, o material, despejado de forma irregular na rede, provoca entupimento das tubulações, danifica equipamentos e causa extravasamento dos poços de visita. “Com isso, há risco de doença para a população pela exposição do esgoto não tratado”, explica.

A Companhia alerta ainda que, no período chuvoso, os entupimentos e extravasamentos da rede coletora de esgoto se intensificam, “pois as águas pluviais lançadas indevidamente no sistema de esgotamento sanitário levam também o lixo jogado nas ruas”.



FONTE: O Povo

segunda-feira, 7 de maio de 2012

"MP-CE – Educação no trânsito é a área de menor investimento em Fortaleza"


“Os gastos da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) com educação são os menores da planilha de valores aplicados pelo órgão anualmente em Fortaleza. Os dados foram repassados pelo Núcleo de Operacionalização de Trânsito (Nutran) do próprio órgão ao Ministério Público Estadual. O POVO teve acesso ao documento.
Em todo o ano de 2010, a pasta investiu R$ 1.720.193,66 no setor. Isso representa liberações mensais de R$ 143.349,47. Significa também 4,4% dos R$ 38.317.345,04 destinados ao item “Operações e fiscalizações” e 16% dos R$ 10.445.397,72 do campo “Engenharia/CTAFor”.
Em 2011, as estatísticas referem-se ao período de janeiro a julho. Foram R$ 508.549,66 em despesas de educação de trânsito (R$ 42.379,13 mensais). O montante é 3,04% do gasto com “Operação e fiscalização” (R$ 16.726.449,74) e 9,23% do desprendido para “Engenharia/CTAFor” (R$ 5.509.317,47).
O MP não dispõe dos balanços do segundo semestre de 2011 e do primeiro quadrimestre deste ano. O POVO também não teve acesso aos números ao solicitá-los à AMC durante a semana passada inteira. Pedidos foram feitos tanto por email quanto por telefone.
Segundo o promotor de Justiça responsável pelo Núcleo de Trânsito do Ministério Público, Gilvan Melo, os investimentos podem ser ainda menores. Ele contesta a inclusão no relatório de cifras destinadas ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). “Colocam os 5% recolhidos das multas que devem ir para essa reserva. Não deveria contar, porque é obrigação”, explica.”
(O Povo)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"Empresas cearenses investem em tecnologia limpa"

Está cada vez mais fácil e acessível produzir a própria energia elétrica. Além da regulamentação das regras para a micro ou minigeração, existem empresas no Ceará implantando projetos de energia solar e eólica para uso residencial, comercial e industrial


A geração de energia elétrica de 
forma sustentável, a partir de tecnologia limpa, como a eólica, já pode ser percebida em Fortaleza


Produzir a própria energia elétrica e de forma sustentável, utilizando as tecnologias limpas – que não queimam combustível fóssil – como eólica e solar é uma tendência mundial e cada vez mais utilizada em pequena escala no Ceará. E não é só para grandes equipamentos como o Hospital da Mulher, mas também para residências, comércios e indústrias de todos os portes.
O engenheiro, ambientalista e empresário Fernando Ximenes garante que é possível produzir a própria energia elétrica. “Está regulamentado em lei e não é caro”, diz o especialista, que desenvolve e monta projetos de energia solar e eólica. Ele acrescenta que, no último ano, o custo da energia solar teve redução de 50% e a tendência é cair mais ainda.
A empresa de Ximenes, a Artefatos de Metais e projetos LTDA (Gram–Eóllic), desenvolve e implanta projetos destinados à viabilidade econômica da instalação de centrais de energias renováveis com gerador e sistemas híbridos (eólicos e solar).
A Satrix Energias Renováveis, empresa cearense, com sede no Eusébio, já instalou em Fortaleza e cidades vizinhas 28 geradores que estão em operação. “Nossos aerogeradores podem operar tanto em residências como em empresas, sem que seja necessária alteração na rede elétrica da unidade consumidora ou acomodação de cargas e equipamentos”, afirma o diretor técnico da Satrix, Alexandre Holanda.
Ele adianta que o equipamento de menor porte, com potência de 1.200 watts (SX1100), que é capaz de gerar até 518Kw/h mês, em média anual, custa R$ 25.990 já instalado, em operação. “Nosso modelo de maior porte que estará disponível para aquisição em junho/2012, tem potência de 6.000 watts (SX6000), é capaz de produzir até 2.592Kw/h mês, em média anual, e custará R$ 95.990,00”, completa. Ele cita que o Banco do Nordeste financia o aerogerador em até 240 meses.
O equipamento também pode ser financiado pelo cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em até 48 meses e Caixa Econômica Federal. Holanda avalia que a aquisição seria vantajosa a partir de um consumo mensal da ordem aproximada de R$ 250. O payback (tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento) aconteceria em um prazo razoável.
Segundo ele, com um gasto mensal abaixo desse valor, o gerador produziria sempre mais e mais créditos mensais de kilowatts junto à distribuidora (Coelce), que nunca seriam consumidos. “Como a Aneel regulamentou que os consumidores terão um prazo de 36 meses para consumir esses créditos, se o cliente o fizer nesse prazo, perderá”, pondera.
O investimento, para os menores equipamentos, se paga de 36 a 60 meses, dependendo do local de funcionamento. Para os equipamentos maiores o payback vai reduzindo e a vida útil estimada de nossos equipamentos é de 25 anos.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A geração de energia elétrica na própria instalação consumidora pode trazer vantagens sobre a geração centralizada tradicional, como economia dos custos de transmissão e redução das perdas nas redes.
SERVIÇO 
Empresas que montam projetos de produção de energia
Onde: Satrix (http://www.satrix.com.br) e Gram-Eollic (http://www.grameollic.com.br) 


Saiba mais
A construtora Morefacil, em parceria com a Gram-Eollic, montará, na próxima semana, um projeto-piloto (protótipo) para atender, com energia eólica e solar, casas do projeto Minha Casa, Minha Vida II, em Chorozinho.
A ideia, segundo o empresário André Montenegro, é que os moradores, de baixa renda, tenhamo consumo garantido pelo sistema. Ele explica que o MCMV II determinou como obrigatório a energia solar para aquecimento de água no Sul/Sudeste.
O engenheiro Fernando Ximenes diz que, pelo projeto a ser montado, a energia a ser utilizada pelas casas será o do sistema híbrido solar-eólico. A energia da Coelce será energia de segurança, só sendo usada em caso de necessidade. Se aprovado pela Caixa Econômica e Banco do Brasil, o sistema poderá ser utilizado em todas as casas do MCMV II.
A MoreFacil está construindo um condomínio de 20 casas, para moradores de classe média alta, em que vai agregar energias eólica e solar.
FONTE: O Povo 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

"Seca causa perda de 15% da produção de leite"

A falta de chuvas no interior do Ceará tem refletido na produção leiteira, causando perda de rebanho para os 30 mil produtores do setor. Em abril, o prejuízo chegou a cerca de 15% em relação a março e deve resultar no aumento dos preços do leite e derivados a partir de maio




A seca que vem assolando toda a região Nordeste chegou ao setor leiteiro. Cerca de 30 mil produtores de leite do interior do Ceará estão sentindo os impactos da falta de chuva no rebanho, que tem sido prejudicado com a escassez de alimentos providos do solo.
Os prejuízos refletem na cadeia produtiva do leite, que em abril chegou a sofrer queda de aproximadamente 15%, informou ontem o diretor-presidente da Betânia, Bruno Girão. A expectativa é de que a situação eleve os preços de leite e derivados em até 10% a partir de meados de maio.
Os produtores aguardam medidas emergenciais do governo federal, que já foi comunicado dos prejuízos em reunião com representantes do setor na última sexta-feira, 27. Participaram o governador Cid Gomes e o ministro da Integração, Fernando Bezerra.
“Quando não chove, não tem pasto, não tem comida para vaca, logo, não tem leite”, explicou Girão. A Betânia trabalha ainda com um cenário de redução de 25% na oferta nos próximos meses, afirmou o diretor-presidente.
Para evitar uma queda maior, a empresa pretende expandir a área de atuação até o oeste da Bahia e outras regiões de Pernambuco, estados onde a Betânia possui indústrias instaladas.
Mesmo assim, para Girão, a tendência é de agravamento da situação: “Não deu tempo para produção de forragem. Nessa época de chuva, os produtores preparam aquilo que vão consumir o ano inteiro. Não deu para fazer estoque volumoso”.
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Feac), Flávio Saboya, aponta medidas emergenciais para resolver o problema. Uma delas já foi discutida com representantes do setor, o ministro da Integração e o governador Cid Gomes. Trata-se da possibilidade de cessão de parte dos 10 mil hectares ociosos de perímetros públicos para a produção de forragens, que poderão minimizar os efeitos da seca. Outro aspecto discutido foi o crédito emergencial para os agricultores familiares, que poderão realizar empréstimos até R$ 12 mil por 1% de juro ao ano. Quantias superiores terão 3,5% de juros.
“Recebi um comunicado do Banco do Nordeste hoje (ontem) que estariam disponibilizando nas agências o crédito emergencial. Então vamos imaginar que a partir de maio o BNB estará disponibilizando”, estima Saboya. O próximo passo será uma reunião com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), que, segundo previsão do presidente da Feac, deve acontecer na próxima semana.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A seca tem causado queda no setor do leite: falta de chuva prejudica o solo, que deixa de produzir nutrientes para o rebanho, gerando redução no volume de leite. O consumidor deverá sentir no bolso o impacto da queda de produção
Números
10 mil hectares ociosos de perímetros públicos poderão ser usados para produzir forragens 
25% é a redução na produção de leite esperada pela Betânia para os próximos meses
FONTE: O Povo