quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Projeto de reciclagem cearense vai ser apresentado na Europa e EUA"

Alunos da região Norte do CE vão representar o Brasil em feiras de ciência. Reciclagem usa fibras da bananeira e amido de milho no processo.

Um projeto de reciclagem desenvolvido no Ceará vai representar o Brasil em feiras de ciências em três países estrangeiros. O projeto de reciclagem de papel a partir da fibra de bananeira foi desenvolvido no distrito de São Gonçalo, na cidade de Bela Cruz, região Norte do Ceará.
O professor de matemática e educação ambiental Fernando Nunes desenvolveu um método de produzir papel reciclável com o fibras do caule da bananeira, material que seria descartado por agricultores.
O processo segundo o professor, é parecido com outro métodos de reciclagem, a diferença no projeto desenvolvido no Ceará é que não há uso de material industrializado. Outra diferença no projeto cearense, explica o professor, é o uso de amido de milho em vez da cola comum.
Para Fernando, essa diferença foi decisiva na vitória do projeto para representar o Brasil em países da Europa e nos Estados Unidos. Além das viagens, os alunos também ganharam menção honrosa da Unesco por melhor projeto de inovação do Brasil
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário