O brasileiro José Geraldo de Souza Castro, ambientalista e ciclista, há 30 anos percorre o mundo em aventuras inusitadas. Em sua última aventura cruzou o continente africano a bordo de um kart a pedal, numa viagem de mais de 2 anos, da França a África do Sul.
Conhecido como Zé do Pedal, fez sua primeira aventura em 1981, quando saiu do Rio de Janeiro, de bicicleta, e chegou à Espanha, para assistir à copa do mundo de 1982. Depois disso, deu a volta ao mundo de bicicleta, cruzou o Japão e parte do Brasil em um velocípede, desceu o rio São Francisco num pedalinho e viajou pelo oceano Atlântico em um barco a pedal. Passou por chuvas monçônicas, terremotos, furacões e duas guerras civis. No total, visitou 66 países e pedalou mais de 170 mil quilômetros.
Um aventureiro solidário, que em todas as viagens abraçou uma causa ambiental ou campanha social. Apesar da originalidade, Zé nunca teve patrocínios significativos. Todos os seus projetos foram financiados apenas por pequenos apoios locais e muita coragem para encarar a estrada sem dinheiro, o que o torna um legítimo aventureiro.
Uma das razões de Zé não ter destaque entre os grandes aventureiros mundiais é a falta de registros. A maior parte de seu acervo de fotos e arquivos de vídeo se perdeu em um incêndio caseiro. Este filme será o primeiro de uma série de registros das próximas aventuras e a vida deste aventureiro sonhador.
O Filme
Em junho de 2010, os cineastas Bruno Lima e Fabricio Menicucci acompanharam os últimos 15 dias da aventura de Zé pelo continente africano. Em meio aos contratempos e dificuldades de uma cansativa viagem de mais de dois anos, registraram um pouco da cativante personalidade de Zé, a forma como faz amizades e os apoios que consegue durante o caminho.
A proposta deste projeto é realizar um documentário curta metragem, que irá revelar um pouco da personalidade e das motivações deste inusitado aventureiro.
Principais Aventuras de Zé do Pedal
www.zedopedalofilme.blogspot.com
FONTE: Benfeitoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário