sábado, 2 de junho de 2012

"Coleta seletiva começa em 5 bairros"

Bairro de Fátima foi o primeiro a receber o caminhão de coleta seletiva do lixo e as ações de conscientização. Outros quatro bairros também terão o serviço. Três cooperativas de reciclagem irão receber os materiais


O material reciclável será coletado em cinco bairros de Fortaleza, inicialmente


Os moradores do bairro de Fátima foram os primeiros atendidos pela coleta seletiva do lixo na Capital, iniciada ontem. Segundo João Júlio Sombra, superintendente operacional da Ecofor Ambiental, essa é a primeira vez no Ceará que há caminhões financiados pelo município para a iniciativa. “Esse é um bairro muito organizado e mobilizado pela comunidade. Muitos condomínios já promovem essa separação”, afirma João Júlio. 
A coleta será realizada também nos bairros Vila União, Aldeota, Meireles e Dionísio Torres, além da sede do Banco do Nordeste no Passaré e do North Shopping. O caminhão irá coletar os materiais recicláveis, e os resíduos orgânicos continuarão sendo recolhidos na coleta normal. Na próxima semana, segundo ele, o segundo caminhão irá iniciar a coleta também no Centro. Além da coleta, será realizada, também, ações de conscientização, por meio de panfletagem e carro de som.
Júlio Lima diz que já pensou em separar o lixo, mas a forma antiga de coleta desagradava. “Eu não fazia porque eles não coletavam separado. Agora, vamos nos esforçar”, assegura, depois de conhecer a coleta seletiva no Bairro de Fátima. Para João Júlio, a coleta é uma forma de incentivar a população a separar os resíduos: “Agora começamos a fazer algo de forma ativa. Queremos aprender como a comunidade vai se adaptar e ampliar a cobertura”.
“As pessoas sempre esperam pelo poder público, mas depende também de nós. Isso é importante demais, temos que ajudar”, considera Júlio. De acordo com o superintendente da Ecofor, a coleta terá início em condomínios e empresas dos bairros escolhidos. Posteriormente, com a ampliação da cobertura, os vizinhos serão gradativamente contemplados. “Quem já tem esse material pronto será contemplado. Depois vamos ampliar priorizando a logística”, explica.
Cooperativas
O material recolhido será encaminhado para as cooperativas de reciclagem do Bom Sucesso, Jangurussu e Planalto Universo. “Além do benefício direto para a população, pois o lixo não vai mais para o aterro, a coleta vai facilitar a renda de quem trabalha com esses materiais e não vai mais precisar buscar nas ruas”, ressalta João Júlio. O material recolhido, segundo ele, será pesado e distribuído igualmente entre as três associações.
ENTENDA A NOTÍCIA
Dois caminhões da Ecofor irão fazer a coleta seletiva de resíduos em condomínios e empresas de alguns bairros. A indicação é de que seja separado o lixo seco do orgânico, que será recolhido na programação normal.
Saiba mais
Lixo seco: metais, papéis, plásticos, vidros.
Lixo úmido: restos de comida, cascas de alimentos, lixo de banheiro, varrição de casas e ruas.
Se o caminhão da coleta seletiva não passar pelo seu bairro, o material reciclável pode ser colocado nos Ecopontos:
1. Mercado Central (Centro)
2. Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima)
3. Paróquia Nossa Senhora da Glória (Jardim das Oliveiras)
4. Assembleia de Deus Canaã (Passaré)
5. Centro de Cidadania Presidente Médici(Bairro de Fátima)
6. Secretaria Executiva Regional II (Guararapes)
Cronograma de coleta da Ecofor
Segunda-feira: Aldeota, Meireles e Dionísio Torres
Terça-feira: Banco do Nordeste do Passaré
Quarta-feira: Bairro de Fátima e Vila União
Quinta-feira: North Shopping
Sexta-feira: Aldeota, Meireles e Dionísio Torres
Serviço 
Ecofor Ambiental fará a coleta seletiva .
Onde: Aldeota, Meireles, Dionísio Torres, Bairro de Fátima, Vila União, Banco do Nordeste (Passaré) e North Shopping.
Informações: 0800 275 4400

Mariana Freire
FONTE: O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário