segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Tauá inova no uso da energia solar"

A experiência começou com três luminárias, mas a perspectiva é ampliar o uso para outros pontos da Cidade


Foto - O Município instalou iluminação pública no Parque da Cidade, área central de lazer com três luminárias públicas. O equipamento capta a energia solar durante o dia e ilumina à noite, num projeto piloto na cidade. SILVÂNIA CLAUDINO

Tauá. 
Aqui, neste Município, onde há a maior radiação solar de todo o país, o calor, que racha a terra e enche de apreensão o agricultor nesses tempos de estiagem, traz como consolo a possibilidade de criação de emprego e renda a partir da geração de energia elétrica. E a partir desse calor, uma das fontes geradoras de energia alternativa, a solar, começa a ser utilizada de forma pioneira no Estado.

O Município acaba de instalar iluminação pública, no Parque da Cidade, área central de lazer. Três luminárias são o passo inicial nesta matriz energética, numa iniciativa pioneira e cheia de expectativa pela população local para que o sucesso do empreendimento seja garantido.
Segundo a Prefeitura, a proposta é que, a partir do experimento, outros pontos do Município em breve recebam a nova iluminação pública. Há a possibilidade de instalação de uma fábrica de energia solar no Município, que já possui a primeira usina solar do país.

As luminárias já vêm com uma placa solar inserida, que durante o dia capta os raios solares e a noite ilumina as ruas, praças e vilas do Município. Além da iluminação o equipamento traz câmeras de monitoramento. Novas luminárias poderão ser instaladas em outros logradouros públicos de Tauá.

"A experiência está sendo feita com a instalação das primeiras luminárias e a meta é ampliar para outros pontos da cidade e Município com um todo", afirma o secretário de Infra Estrutura, Renê Erlis.

A colocação das luminárias é resultado da visita de empresários israelenses em janeiro ao Município, a convite dos representantes políticos do Município. A diretoria da Globe Light & Water Systems Incorporation, anunciou que o Município foi escolhido para sediar o projeto piloto na área de energia solar. Israel utiliza a tecnologia e chega ao Brasil para realizar investimentos e implantar uma fábrica de luminárias para sistemas de iluminação pública sem o uso da energia elétrica convencional.

Vantagens

As vantagens da energia solar são muitas e os números relevantes. Não é poluente. Não influi no efeito estufa. Não precisa de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica. Em um ano, a Terra recebe pelos raios solares o equivalente a 10.000 vezes o consumo mundial de energia ao longo do mesmo período.

É uma energia praticamente inesgotável, disponível diariamente, que requer pouca manutenção e que não polui nem causa impactos ambientais significativos. Essa energia do sol pode ser aproveitada de forma passiva (utilizando materiais escuros para absorver o calor, por exemplo) ou de forma ativa, transformando em energia térmica ou elétrica. Há basicamente dois dispositivos de captação de energia solar que podem ser utilizados nos projetos arquitetônicos: os aquecedores solares e os paineis fotovoltaicos, que são instalados junto aos postes.

Investimento

Vários países investem na tecnologia de utilização das fontes renováveis de energia e em todas as partes do mundo, há esforços cada vez maiores e mais rápidos para transformar as "energias limpas" na bola da vez. E, nesse sentido, números positivos não faltam para alimentar tal expectativa. Organismos internacionais apontam que o mundo precisará de 37 milhões de profissionais para atuar no setor de energia renovável até 2030, e boa parte deles deverá estar presente no Brasil. Isso se o País souber aproveitar seu gigantesco potencial, já que é um dos países com maiores níveis de radiação solar no mundo.

Segundo o Estudo Prospectivo para Energia Fotovoltaica, desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o dever de casa no país passa, em termos de energia solar, por exemplo, pela modernização de laboratórios, integração de centros de referência e investimento em desenvolvimento de tecnologia para obter energia fotovoltaica a baixo custo. A energia solar pode ser aproveitada em diferentes níveis em todo o mundo.

Quanto mais perto do equador, mais energia solar pode ser captada. Os desertos que se encontram relativamente perto de zonas de maior consumo em regiões desenvolvidas têm a sofisticação técnica necessária para a captura dessa matriz. Os principais países produtores, curiosamente, estão situados em latitudes médias e altas, como Japão, Alemanha e os Estados Unidos.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Tauá Centro Administrativo
José Fernandes Castelo , 322
Telefone: (88) 3437.2068

www.taua.ce.gov.br
SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER

Um comentário:

  1. E as desvantagens??
    Não consegui ver qual será o desmatamento para a implementação da usina...
    Atualmente ocupando uma área de 12.000m², com expansão próxima de 5x e mais pra frente 50x!! Numa área que não chove, como os painéis serão limpos para não diminuir a capacidade. Um painel solar hoje aproveita no máximo 18% da energia solar incidida sobre ele...

    ResponderExcluir