segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Estudantes cobram veto da presidente Dilma"

No fim da tarde de ontem, ativistas que são contra as mudanças do novo Código Florestal realizaram manifestação no calçadão da avenida Beira Mar


Estudantes pintaram a cara e sairam em passeata pelo calçadão da Beira Mar


Vestidos de verde e com a cara pintada, menos de 100 manifestantes que pedem o veto ao Código Florestal saíram em passeata do calçadão que fica no cruzamento das avenidas Rui Barbosa com Beira Mar. Cantando o Hino Nacional, eles se juntaram a outros manifestantes no calçadão do anfiteatro da Volta da Jurema, ponto de encontro para a realização da segunda manifestação “Veta Tudo, Dilma!”. 
No dia 6 de maio o grupo realizou o primeiro protesto. As amigas Tatiana Conde e Florice Gogadze dizem que o movimento ganhou força numa rede social e elas decidiram realizar um segundo ato em parceria com o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.
Esta semana a presidente Dilma Rousseff deve vetar ou não o novo código, aprovado pela Câmara dos Deputados. Os ambientalistas dizem que o projeto sofreu mudanças, feitas pela bancada do agronegócio, que descaracterizaram o original aprovado no Senado e defendido pelo Palácio do Planalto.
Para ambientalistas o atual projeto desconstrói os avanços ambientais conquistados nas últimas décadas. Eles acreditam que a proposta pode resultar no cumprimento menos rígido das normas de proteção ambiental e põe em risco a preservação das florestas brasileiras, a obrigação de reflorestamento e as multas para quem desmatou áreas de preservação.
A discussão em torno da preservação ambiental acontece a menos de um mês da realização da Rio+20, Conferência da ONU que reunirá líderes mundiais para discutir soluções para transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.
ENTENDA A NOTÍCIA
A presidente Dilma Rousseff deve decidir se veta ou não o projeto do novo Código Florestal Brasileiro esta semana. Para ambientalistas, o projeto do jeito que está representa um retrocesso à legislação ambiental.
Celso Tomaz
ESPECIAL PARA O POVO
celsotomaz@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário