Estudantes pintaram a cara e sairam em passeata pelo calçadão da Beira Mar
Vestidos de verde e com a cara pintada, menos de 100 manifestantes que pedem o veto ao Código Florestal saíram em passeata do calçadão que fica no cruzamento das avenidas Rui Barbosa com Beira Mar. Cantando o Hino Nacional, eles se juntaram a outros manifestantes no calçadão do anfiteatro da Volta da Jurema, ponto de encontro para a realização da segunda manifestação “Veta Tudo, Dilma!”.
No dia 6 de maio o grupo realizou o primeiro protesto. As amigas Tatiana Conde e Florice Gogadze dizem que o movimento ganhou força numa rede social e elas decidiram realizar um segundo ato em parceria com o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.
Esta semana a presidente Dilma Rousseff deve vetar ou não o novo código, aprovado pela Câmara dos Deputados. Os ambientalistas dizem que o projeto sofreu mudanças, feitas pela bancada do agronegócio, que descaracterizaram o original aprovado no Senado e defendido pelo Palácio do Planalto.
Para ambientalistas o atual projeto desconstrói os avanços ambientais conquistados nas últimas décadas. Eles acreditam que a proposta pode resultar no cumprimento menos rígido das normas de proteção ambiental e põe em risco a preservação das florestas brasileiras, a obrigação de reflorestamento e as multas para quem desmatou áreas de preservação.
A discussão em torno da preservação ambiental acontece a menos de um mês da realização da Rio+20, Conferência da ONU que reunirá líderes mundiais para discutir soluções para transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.
ENTENDA A NOTÍCIA
A presidente Dilma Rousseff deve decidir se veta ou não o projeto do novo Código Florestal Brasileiro esta semana. Para ambientalistas, o projeto do jeito que está representa um retrocesso à legislação ambiental.
Celso Tomaz
ESPECIAL PARA O POVO
celsotomaz@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário