terça-feira, 29 de maio de 2012

"Semana do Meio Ambiente traz seminários, doações de mudas e plantios"



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) realiza, do dia 27 de maio a 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente de 2012. Durante estes dias, uma série de atividades sócioambientais serão realizadas pela cidade, visando à promoção de discussões sobre sustentabilidade de Fortaleza e de ações de educação ambiental. Seminários, oficinas, arborização, doação de mudas, dentre outras, fazem parte das ações da Semana.

A abertura oficial acontece no dia 28, a partir das 8h, quando o titular da Semam, Adalberto Alencar, abrirá o Seminário Fortaleza Rio + 20 Serviços Ambientais e Cidades Sustentáveis, no hotel Gran Marquise. Dentre os temas a serem discutidos, estão os Desafios da Construção do Desenvolvimento Sustentável no Brasil, o Esboço Zero da Conferência Rio+20 e as contribuições de Fortaleza para o documento. Um dos destaques da discussão consiste no Programa Cidades Sustentáveis e a participação de Fortaleza nesta iniciativa internacional, que reúne os melhores projetos de sustentabilidade urbana do mundo. O evento continua no dia 29. 
Confira a programação no site da Semam.

No dia 30, a partir das 9h, haverá o lançamento do Comitê Gestor das Unidades de Conservação da Sabiaguaba, formado por dez representantes do poder público e dez representantes de entidades da sociedade civil; à tarde, às 15h, na Semam, será lançado o Programa de Coleta Seletiva da Semam.

No dia 31, haverá arborização da Câmara Municipal de Fortaleza e uma oficina de trabalho do Plano Integrado de Arborização de Fortaleza, na sede da Câmara. O Plano integra todas as ações de arborização da capital, sob a coordenação da Semam. O seu objetivo é direcionar os plantios para programas e projetos socioambientais que visem à recuperação, preservação e aumento de áreas verdes, promovendo, assim, mais benefícios à população. Serão arborizados canteiros centrais de algumas avenidas da cidade, à exemplo da avenida Perimetral.

No dia 1º, a partir das 8h30min, no Mercado São Sebastião, haverá a doação de mudas e o plantio de árvores, junto com a população. Além disso, um cortejo, com atores e músicos, ficará responsável pela animação do evento. No mesmo horário, em frente ao Galpão de Triagem do Planalto Universo (Vila União), haverá a arborização do canal da rua do Sol. Mais de quinhentas árvores serão plantadas.

No dia 5, dia Mundial do Meio Ambiente, haverá oficinas de arte e de educação ambiental abertas ao público, no Passeio Público.


Confira a programação da Semana de Meio Ambiente de 2012.

FONTE: SEMAM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário