sábado, 13 de agosto de 2011

Desenvolvimento Sustentável em Fortaleza?!!

Para refletir:
Discutimos sobre o conceito institucional de Desenvolvimento Sustentável como sendo "aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades". Comissão da Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. 1987

Na menssagem anterior colocamos a reportagem do Diário sobre a destruição verde em Fortaleza. Mas notem especificamente a idéia por trás disto:

Na Praia de Iracema, o motivo da retirada das duas árvores, na Rua Cariri, foi o fato de elas estarem no meio do caminho de uma obra da Prefeitura, explica o diretor de Operações da Empresa, Franzé Cidrão. "Estão fazendo um calçadão e a planta foi retirada após a autorização dos técnicos", explica o gestor. Ele garante que nenhuma é suprimida sem motivo adequado. "Só fazemos o corte após avaliação e tomamos todo o cuidado com as podas também", diz.


Porque o calçadão não pode ter árvores? o frescor das sombras?
Poderíamos pensar que estamos cortando as possibilidades das gerações futuras de terem sombras - assim como isto já nos vem sendo tolido por alguns administradores anteriores. Ou seja vai contra a sustentabilidade.

O que torna mais crítico ainda é a perspectiva de "moderno" de alguns gestores que acham que um calçadão (sem sombra e paisagismo natural) é desenvolvimento. Isto era assim em outras culturas na década de 1960.
Lamentável!

2 comentários:

  1. O "interessante" é que o Plano Diretor de Arborização foi discutido neste mês de julho, pela SEMAM: http://www.fortaleza.ce.gov.br/semam/index.php?option=com_content&task=view&id=204

    ResponderExcluir
  2. Realmente se tem trabalhado em 'prol da sociedade'...não importa o preço a ser pago!!!

    ResponderExcluir