segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que fazer com o lixo dos hotéis?

Provavelmente as pessoas não percebem que hotéis, pela natureza de sua operação, são grandes geradores de lixo. A hospitalidade que nos oferecem tem um preço tangível para nossos bolsos e outro, intangível, para o ambiente. 

Shawn Seipler era vice-presidente da Channel Online, um serviço que liga fabricantes, fornecedores e consumidores para a obtenção de melhores custos em produtos e serviços. Como tal, viajava muito, e vivia se hospedando em hotéis. Começou a se dar conta da quantidade de lixo gerada mas, o que é mais importante, viu nisso uma oportunidade de um empreendimento social. Foi daí que surgiu a CleanTheWorld.org, que coleta sobras de sabonete de hotéis, as higieniza e as envia para comunidades pobres em 45 países do mundo, relata o About My Planet. São 8.5 milhões de barras de sabonete despachadas por mês. 

Talvez um dia se possa dizer que tudo começou com sabonetes. Seipler quer estender a idéia e começar a tratar das milhões de toneladas de sobras de comida, lixo e outros resíduos que os hotéis descartam o tempo todo. Sua nova iniciativa, Clean the World Mobile Waste, vai usar grandes unidades móveis para transformar lixo em energia.  "O que nossas unidades vão fazer é ir até um hotel, coletar lixo orgânico e outros materiais recicláveis, processá-los e vender a eletricidade para o hotel a um preço mais baixo do que ele está pagando", diz Seipler. Não é um conceito novo, mas usar hotéis como geradores e consumidores de energia certamente é uma novidade. Hotéis têm restrições por falta de espaço e uma mania com limpeza e estética. O empresário acha que eles estão abertos à nova tecnologia se isso se traduzir em benefício para suas atividades. 

Patricia Griffin, presidente e fundadora da Green Hotels Association, acredita que a idéia tem potencial: "Se transformar lixo em energia funcionar para eles, eles irão aderir".  Seipler afirma que sua primeira unidade comercial estará disponível em 2012 na Europa e na América do Norte.

Enviado por Paulo Nicholas Mesquita Lobo
Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/fazer-lixo-hoteis-299071_post.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário