quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Ciclistas promovem ato para pedir mais fiscalização e harmonia no trânsito"


Ciclistas e corredores que usam a CE-040 para prática de esporte promovem no próximo domingo (12) uma mobilização para pedir às autoridades mais fiscalização e, aos motoristas, mais consciência no trânsito. A concentração será a partir das 6h30min, em frente ao Centro das Tapioqueiras, na altura do quilômetro, em Messejana, em Fortaleza. De lá, farão uma bicicletada até o Eusébio. Todas as pessoas que utilizam bicicleta para esporte, lazer ou trabalho são convidadas a participar.
  
Érico Silveira, ciclista e membro da Comissão Especial de Assuntos e Estudos sobre Direito de Trânsito e Tráfego da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Ceará (OAB/CE), é um dos coordenadores do movimento. Ele conta que a idéia do evento surgiu como proposta para harmonizar a relação entre pedestres, corredores, ciclistas, motoqueiros e motoristas dos demais veículos (carros, ônibus e caminhões) e para reforçar a ideia de que bebida e volante não combinam.
“O pleito principal gira em torno de uma maior fiscalização por parte das autoridades de trânsito, a fim de evitar que motoristas embriagados saiam dirigindo seus carros pelas ruas, avenidas e estradas”, diz. Ele, assim como outros ciclistas, reconhecem os esforços que começaram a ser feitos no sentido de criar ciclovias em Fortaleza e área metropolitana.

Mas, segundo ressalta, é preciso também sensibilizar e conscientizar os motoristas, principalmente os que dirigem após ingestão de bebida alcoólica. “Caso tenhamos uma maior conscientização, esses  motoristas vão buscar outras alternativas para se locomover”, diz. Ele deixa claro que o movimento não quer proibir as pessoas de beberem, mas que, se o fizerem peçam a um amigo sóbrio para dirigir ou peguem um táxi.
Por isso, ele considera importante o engajamento das pessoas na mobilização. A expectativa é reunir 1.000 ciclistas. “Certamente, todos sairão beneficiados e muitas vidas serão preservadas”, acrescenta e reforça: “Todos que tenham uma bicicleta qualquer e um capacete estão convidados a participar do evento.

Mais informações: Érico Silveira, ciclista e membro da Comissão Especial de Assuntos e Estudos sobre Direito de Trânsito e Tráfego da OAB/CE – (fone: 85 3055 0010)

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509)

Nenhum comentário:

Postar um comentário