segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Jovens se reúnem para limpar areias da Beira Mar, em Fortaleza"

Movimento voluntário Mo Limpeza, surgido ainda neste agosto, realizou ações de limpeza e conscientização na orla Leste da Capital.


 A ideia surgiu no início deste mês enquanto a estudante de engenharia de produção, Niva Mendes Araújo Lima, de 26 anos, caminhava pela avenida Beira Mar. “Era tanto lixo que eu não conseguia acreditar”. A indignação fez de Niva uma aliada contra a sujeira. “Percebi que eu não podia aceitar aquilo e não queria esperar pelos outros. Decidi agir”.

Por e-mail, a estudante contatou amigos, conhecidos e familiares. A intenção era reunir uma turma para limpar a praia Leste da Capital. Nos primeiros dias, a adesão à iniciativa de Niva já chegava a 50 pessoas. Em pouco mais de 20 dias, o pensamento da estudante ganhou nome, marca, slogan e os parceiros Ecosoluções, Maresia, Sirius, Asa Sul e Ecofor, responsável pela direcionamento final do material coletado.

Surgiu, então, o Movimento Voluntário de Limpeza da Cidade, o Mo Limpeza, que na manhã deste domingo empreendeu sua primeira operação contra o descuido da orla e a favor de uma maior conscientização dos frequentadores da Beira Mar.

“Nosso trabalho aqui hoje (ontem) é limpar o que a gente conseguir e conversar sobre isso com o maior número de pessoas”, diz o arquiteto Rafael Magalhães, 27, um dos organizadores do Mo Limpeza.

O profissional de educação física Thiago Pressão, 26, diretor técnico da empresa de assessoria esportiva Sirius, uma das apoiadoras, se rendeu ao clamor da turma. “Vim participar, acho importante. Nossa empresa usufrui desse espaço. Nós sentimos o descaso. Niva está certa. Não dá mais para não fazer nada. Temos que tentar mudar”, orienta.

Kits de consciênciaJá eram quase 10 horas, quando cerca de 30 voluntários partiram para a limpeza da areia da praia e para as abordagens nas barracas. Todos com blusas padronizadas, eles entregavam às pessoas kits contendo sacos de lixo e cartilhas informativas.

O mais jovem do grupo era Caan Lima Quinderé, 7, que quis colaborar quando soube da iniciativa da tia. Desenrolado, ele não se intimidava diante da necessidade de orientar os banhistas. “Acho legal isso porque limpa a praia e ajuda a natureza”, ensina.

O Mo Limpeza juntava voluntários e simpatizantes por onde passava. “Venho sempre aqui, e, às vezes, está bem suja mesmo”, diz a cozinheira Rosa Carlos, 42.

De agora para frente, o grupo pretende expandir suas ações para outros locais da cidade, como Centro. (Sara Rebeca Aguiar/sararebeca@opovo.com.br)
Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Indignada com a aparência suja de alguns trechos da Beira Mar e com o desleixo de muitos frequentadores, a estudante Niva reuniu amigos e voluntários para limpar as areias da praia. Juntos fundaram o Mo Limpeza. 

FONTE: Jornal O Povo

7 comentários:

  1. Lembra-me a criança que jogava estrelas de volta para o mar (fazendo sua parte).

    ResponderExcluir
  2. Essas iniciativas me fazem querer que o nosso grupo do curso permaneça, após o fim das aulas, unido por um projeto como esse. Vamos pensar em algo?! \o/

    ResponderExcluir
  3. Seria ótimo se nos engajássemos em algo assim!
    É começando de pequenas ações localizadas assim que são dados os primeiros passos. É importante tentar atingir a consciência das pessoas, mesmo que aos poucos.
    Vamos também fazer algo! Quem tiver mais ideias..

    ResponderExcluir
  4. Acho atitudes como essa incrivelmente positivas, pq são educativas e constrangem as pessoas que poluem aquele ambiente... tomara que a moda pegue. Vou tentar participar da próxima vez.

    ResponderExcluir
  5. É uma ótima idéia. A falta de consciência ambiental é um dos grandes problemas da cidade. Educação Ambiental já. As ruas estão cheias de lixo, e foram pessoas que o jogaram lá.

    ResponderExcluir