terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Barracas serão transferidas para o calçadão"


Há seis anos, o guarda-vida Manoel Martins trabalha na praia da Barra do Ceará. É naquela faixa de areia limitada por espigões e pelo encontro do rio Ceará com o mar que ele caminha de um lado para o outro observando os banhistas e a segurança. E este cenário a que ele está acostumado tem previsão de mudar em breve. As barracas que foram construídas em faixa de areia e distribuem cadeiras, mesas e guarda-sol serão destruídas e passarão a funcionar em quiosques padronizados localizados no calçadão revitalizado.

As modificações fazem parte do projeto Vila do Mar, responsabilidade da Prefeitura. Para os funcionários das barracas, a informação é de que a mudança ocorrerá no dia 16 de janeiro, próxima segunda-feira. Entretanto, muitos deles desacreditam a data informada, por ainda faltar elementos básicos, como rede de energia para todos os quiosques.

Muitas mudanças trazem consigo resistência daqueles que estão acostumados à maneira antiga. Por isso, a transferência das barracas divide opiniões. Luiz Carlos é dono de uma delas e acha que a mudança será positiva, mas uma de suas funcionárias comentou que muitos clientes reclamam, alegando que a barraca ficará muito distante.

E foi esse o motivo que fez Caroline Sousa e Maria Eduarda Gomes indicarem que, sem as barracas, o local ficará mais vazio e perigoso. Maria Eduarda estava de olho nos dois filhos, de 3 e 12 anos, que brincavam no mar, e comentou que o local é bom durante a semana, mas nos fins de semana é muito lotado, expulsando a tranquilidade.

Novos locais
O garçom Rafael Alves, 18 anos, se disse preparado para percorrer a distância entre os novos quiosques e os clientes, opinando que o atendimento melhorará. E o guarda-vida Manoel Martins, tão acostumado ao local, acha que é um alívio a retirada das barracas. “Não existe faixa de areia aqui, quando a maré está cheia, lava as barracas”, comentou.

Mesmo com os problemas, ele compartilha a opinião de que a qualidade e beleza da praia são diferenciais e, com a limpeza do visual, ficará ainda melhor. E o trabalho realizado por ele também vai ganhar elementos de qualidade, pois está prevista a construção de torres de observação, segundo o guarda-vida.

A assessoria do projeto Vila do Mar foi procurada para informar detalhes da mudança e do projeto, das 9 horas até o fechamento desta matéria, mas os telefonemas não foram atendidos e os recados deixados não receberam retorno.

(O POVO)

FONTE: Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário