Blog para discutir sustentabilidade. A ideia de fazer este blog surgiu no Curso de Extensão "Sustentabilidade Organizacional e Gestão Socioambiental em Fortaleza - CE" da FEAAC/UFC. Participe tematizando via: cesustentavel.feaac@blogger.com / Para dúvidas, críticas, sugestões: cesustentavel@gmail.com
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
"Barracas serão transferidas para o calçadão"
Há seis anos, o guarda-vida Manoel Martins trabalha na praia da Barra do Ceará. É naquela faixa de areia limitada por espigões e pelo encontro do rio Ceará com o mar que ele caminha de um lado para o outro observando os banhistas e a segurança. E este cenário a que ele está acostumado tem previsão de mudar em breve. As barracas que foram construídas em faixa de areia e distribuem cadeiras, mesas e guarda-sol serão destruídas e passarão a funcionar em quiosques padronizados localizados no calçadão revitalizado.
As modificações fazem parte do projeto Vila do Mar, responsabilidade da Prefeitura. Para os funcionários das barracas, a informação é de que a mudança ocorrerá no dia 16 de janeiro, próxima segunda-feira. Entretanto, muitos deles desacreditam a data informada, por ainda faltar elementos básicos, como rede de energia para todos os quiosques.
Muitas mudanças trazem consigo resistência daqueles que estão acostumados à maneira antiga. Por isso, a transferência das barracas divide opiniões. Luiz Carlos é dono de uma delas e acha que a mudança será positiva, mas uma de suas funcionárias comentou que muitos clientes reclamam, alegando que a barraca ficará muito distante.
E foi esse o motivo que fez Caroline Sousa e Maria Eduarda Gomes indicarem que, sem as barracas, o local ficará mais vazio e perigoso. Maria Eduarda estava de olho nos dois filhos, de 3 e 12 anos, que brincavam no mar, e comentou que o local é bom durante a semana, mas nos fins de semana é muito lotado, expulsando a tranquilidade.
Novos locais
O garçom Rafael Alves, 18 anos, se disse preparado para percorrer a distância entre os novos quiosques e os clientes, opinando que o atendimento melhorará. E o guarda-vida Manoel Martins, tão acostumado ao local, acha que é um alívio a retirada das barracas. “Não existe faixa de areia aqui, quando a maré está cheia, lava as barracas”, comentou.
Mesmo com os problemas, ele compartilha a opinião de que a qualidade e beleza da praia são diferenciais e, com a limpeza do visual, ficará ainda melhor. E o trabalho realizado por ele também vai ganhar elementos de qualidade, pois está prevista a construção de torres de observação, segundo o guarda-vida.
A assessoria do projeto Vila do Mar foi procurada para informar detalhes da mudança e do projeto, das 9 horas até o fechamento desta matéria, mas os telefonemas não foram atendidos e os recados deixados não receberam retorno.
(O POVO)
FONTE: Blog do Eliomar
Postado por
Ceará Sustentável
às
1/10/2012 11:22:00 AM
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário