quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Mobilidade urbana: pontapé municipal em Fortaleza"

A intervenção da Prefeitura na Via Expressa começou ontem, com prazo de conclusão para julho



A notícia de que a Via Expressa começa a receber as melhorias previstas na primeira etapa de construção das obras destinadas a dar maior estruturação à mobilidade urbana de Fortaleza – no bojo dos benefícios prometidos pela Copa do Mundo 2014 - é recebida com satisfação pelos fortalezenses. Iniciado o processo, agora é torcer para que tudo saia como planejado.

A intervenção da Prefeitura de Fortaleza na Via Expressa começou, ontem, com serviços de raspagem do asfalto, recapeamento e sinalização - com prazo de conclusão para julho. Mas, o mais importante será a construção de três túneis, compreendendo os cruzamentos com as avenidas Santos Dumont, Pe. Ant. Tomás e Alberto Sá.

Essa primeira etapa incluirá também obras nas avenidas Dedé Brasil, Alberto Craveiro e Paulino Rocha, que serão beneficiadas com os mesmos serviços. Deles fazem parte a implantação dos corredores exclusivos para ônibus. Na Alberto Craveiro, o foco estará no alargamento da avenida para 45 metros (com quatro faixas por sentido) e na construção do túnel no cruzamento com a Paulino Rocha.

A Via Expressa é uma das principais pistas viárias de Fortaleza e foi construída durante a última administração do ex-prefeito Juraci Magalhães para atender à expansão da cidade e à necessidade de uma via de desafogo do trânsito. Assim, ela atravessa os bairros Alto da Balança, Dionísio Torres, Cocó, Varjota, Papicu, Vicente Pinzón, Cais do Porto e Mucuripe.

A obra ficou inconclusa durante todos esses anos, atendendo só em parte a sua natureza de via expressa, pois, à falta de túneis, seu trânsito teve de ser interrompido para atender aos semáforos colocados nos cruzamentos das avenidas principais, o que é uma incongruência para esse tipo de via. Pelo atual projeto, finalmente esses túneis serão construídos (faltando só a desapropriação da área pelo governo estadual). Também se promete seguir o mesmo padrão de serviços do Transfor.

A expectativa é que, ao fim da Copa do Mundo, reste um legado importante para a cidade, traduzido na esperada melhoria das condições de vida de seus habitantes, dentre as quais, a mobilidade urbana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário