sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Artigo interessante

Sustentabilidade: um papel da Ibema - Companhia Brasileira de Papel.

Além disso, temos procurado mostrar ao mercado as vantagens que o papelcartão apresenta quanto à sua sustentabilidade, à sua flexibilidade de uso e à sua adaptabilidade para qualquer volume de produção, mesmo os menores", finaliza Gomes.


A produção de papel no Brasil - não apenas de papelcartão - é 100% proveniente de florestas plantadas, ao contrário do que ocorre no Hemisfério Norte , ondeo papelcartão tem origem, em sua maioria, em florestas nativas. O setor florestal brasileiro preserva, de maneira muito eficiente, mais de um milhão de hectares de florestas nativas. Poucos setores da nossa economia podem se orgulhar desse feito. Além disso, as florestas plantadas, em contínuo crescimento, absorvem cerca de 63 milhões de toneladas/ano de CO2. Esse impacto ambiental positivo vai mudar a imagem do setor brasileiro de papel e celulose, ainda cercado de muitos mitos e preconceitos.
Segundo o diretor comercial da Ibema, Túlio Gomes, se há um país onde existem oportunidades de crescimento sustentável do mercado de papelcartão, este país é o Brasil, seja pelo potencial de crescimento da economia brasileira, pelo baixo consumo per capita de papelcartão ou pelas condições de sustentabilidade (sob os três pilares) desse segmento no Brasil. "Temos buscado mostrar ao mercado que a Ibema é uma das melhores alternativas para o fornecimento de papelcartão.
A empresa é sólida, está em fase de crescimento, tem melhorado muito a qualidade dos seus produtos e dos seus serviços ao cliente, obteve certificações importantes - ISO 9000 e FSC, estando em início de processo de certificação das normas ISO 14000 - que atestam a qualidade e o compromisso da sua gestão.
A matriz energética da empresa é algo também muito positivo do ponto de vista econômico e ambiental. A energia utilizada na fábrica tem origem na biomassa e em PCHs (pequenas centrais hidrelétricas), cujo impacto ambiental é muito menor que o de uma usina hidrelétrica convencional, pois não exige alagamento de grandes áreas.
Grato,
Marcelo Teixeira
UFC/MAAC 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário