sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Post 2 - Palestra “Pilares para a Construção de uma Cidade Sustentável”

O arquiteto Fauto Nilo, com 41 anos de formação na área, falou sobre sustentabilidade urbana e iniciou dizendo estar feliz com as crescentes discussões sobre urbanismo, ressaltando que, seu principal papel na palestra, era exatamente falar sobre “Padrões universais de melhoria na vida das cidades em termos de urbanismo”. Fausto então destacou esses padrões universais de urbanismo e o papel da cidade como matriz de intercâmbio.

Fausto abordou as desconfigurações e mudanças de escala quando se passa de uma pequena cidade a uma metrópole. Através de um quadro sintético, falou da cidade como um ecossistema, que reúne “Energia e Materiais, Forma Urbana e Resíduos”.

O Palestrante reforçou com o público presente, o conceito de Desenvolvimento Sustentável definido no relatório “Nosso Futuro Comum”, de 1987, e brincando sintetizou: “É basicamente, vamos fazer nossa farra e não impedir que os que virão depois possam fazer a deles”. Grifou ainda que quando se planeja uma grande conferência para discutir sustentabilidade, como a prevista para o próximo ano no Brasil (referindo-se à RIO+20) é preciso muito cuidado em relação à comunicação, pois caso seja mal feita, poderá despertar má vontade das partes desinteressadas na discussão.

Destacou que projetos devem estar pautados em valores Ambientais, Sociais e Econômicos. Fausto apontou como grande desafio a adaptação da metrópole construída, muito mais do que o desenvolvimento de novas construções, bem como a restauração de comunidades urbanas impactadas. Ressaltou que as coisas não devem ser feitas em fragmentos, “a metrópole odeia fragmentos”.

Falou ainda de design ecossistemático, de inovações para consolidar as metrópoles, crescimento por dispersão ou por inserção urbana (oferecendo destaque para a importância deste último).

O Arquiteto defende bastante que Fortaleza e outras cidades devem se tornar mais densas, com maior uso do solo, do espaço civil, aproveitamento do Meio Ambiente, acessibilidade e economia.

Fez uma diferenciação importante entre Mobilidade Urbana e o velho transporte, esclarecendo que Mobilidade Urbana diz respeito à relação entre uso do solo produzindo movimento de pessoas e bens, destacou a caminhada e o uso da bicicleta. Ressaltou os prejuízos aos idosos pela deficiência no que diz respeito à acessibilidade.

Quanto ao futuro da Cidade, Fausto destacou alguns pontos:

- inserção de técnicas urbanísticas de expansão periférica;

- zoneamento modal com mistura de usos;

- gestão urbanística do crescimento da metrópole;

- seleção de áreas e fronteiras permanentes (citou o centro de Sobral – Ceará, como exemplo);

Reforçou ainda que comunidades e negócios não são destruídos pelo bom urbanismo.

Havia ainda outras coisas a falar, quando o palestrante precisou concluir o raciocínio, por conta do tempo, para isso, apresentou um quadro que trazia os bloqueios e as oportunidades urbanísticas sobre Fortaleza e sua região metropolitana.

Pontos aí destacados:

-Traços em xadrez sem hierarquia;

- Baixa densidade (ruim);

- Bicicleta em solo plano;

- Amenidade climática no espaço público;

- Código de obras restritivo à vitalidade de espaço público;

- As dificuldades de desapropriação;

- Demanda de projetos criativos;

- Meios para irrigar os fluxos;

- Oportunidades de inserção de corredores urbanos;

- Dificuldade de implementação de planos, continuidade e controle social;

- Conflitos de linhas férreas e tecido urbano;

- Demanda de planejamento integrado da região metropolitana de Fortaleza.

A fala de Fausto Nilo foi bastante produtiva, fazendo com que os presentes lamentassem o esgotamento do tempo para uma maior explanação.

Em relação à fala do ex-secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Adolfo Marinho, por conta do tempo, só foi possível acompanhar a primeira meia hora. Vale ressaltar que após a fala de Fausto, muitas pessoas se retiraram do auditório, às 21 horas.

Adolfo ateve-se bastante à importância da iniciativa do CIC, apresentou rapidamente alguns temas gerais, como desenvolvimento, sustentabilidade, globalização, conhecimento, política, dentre outros.

Em uma fala bastante política, afirmou que um desenvolvimento sustentável liderado pela prefeitura é improvável, mas possível. Adolfo transmitia descrédito em relação ao espaço do desenvolvimento sustentável na política.

Apontou ainda que o alcance da ação da prefeitura passa por limitações legais, de disponibilidade financeira e espaço político reduzido. Fez uma análise geral de pontos relacionados às fases de pré campanha, campanha e exercício da gestão.

Ouvimos algumas críticas de pessoas que se retiravam durante a fala do ex-secretário. Comparando as duas falas, pelo tempo que estivemos presentes, nos pareceu que a abordagem e condução de Fausto Nilo, a respeito do tema, foi a que mais satisfez o público presente.

Esteve na Palestra? Poste um comentário, deixe sua opinião aqui no blog.

Para maiores detalhes sobre o FORTALEZA EM PROJETO, clique aqui.

3 comentários:

  1. Interessante o que descreves. Teoricamente me parecia que a segunda palestra seria mais objetiva.
    Mas realmente interessante termos alguém do curso escrevendo e colocando uma visão mais acessível para a discussão nos próximos encontros.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Professor,

    Cheguei lá pensando o mesmo sobre a segunda fala, mas é sempre bom se surpreender positivamente. Adorei ouvir o Fausto Nilo arquiteto. =)

    ResponderExcluir
  3. Sugiro que colegas do Curso vejam a programação do "Fortaleza em Projeto" e, caso possível, participem das palestras. Seria ótimo se tivéssemos postagens feitas por pessoas diferentes do grupo.

    ResponderExcluir