quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Usina solar de Tauá já está em funcionamento

(Este post foi uma contribuição de Sarah?)

Primeiro empreendimento comercial de energia solar da América Latina, a Usina de Tauá já iniciou suas operações. O empreendimento – que pertence à MPX, empresa de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista – está localizado a 360 quilômetros de Fortaleza (CE) e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos instalados numa área de aproximadamente 12 mil metros quadrados. A usina tem capacidade instalada de 1MW, o suficiente para abastecer 1.500 residências.

Com investimentos de cerca de R$ 10 milhões, sendo R$ 1,2 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto já recebeu aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Semace) para que sua potência seja ampliada para 5MW. Segundo Eduardo Karrer, presidente da MPX, a meta – inicialmente prevista para ser alcançada nos próximos dois anos com a instalação de mais 17.300 painéis – já pode ser atingida ao longo do segundo semestre ou no início do ano que vem. A declaração foi um dos destaques do jornal "SBT Manhã", que divulgou hoje uma reportagem sobre o funcionamento de Tauá.

A MPX também aposta em parcerias estratégicas para continuar desenvolvendo a usina solar. A empresa já firmou parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o monitoramento e análise dos dados obtidos na operação, o que orientará a expansão do empreendimento, já que o projeto final concebido pela empresa chega a 50 MW. Quando essa potência for atingida, 77,4 milhões de kWh serão fornecidos pela usina na rede elétrica brasileira anualmente pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por distribuir eletricidade para todo o país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário