Déborah Salves/Terra
Computadores, impressoras, teclados, televisões, celulares. Eletroeletrônicos não devem ser jogados no lixo comum quando acaba sua vida útil, pois os materiais usados na composição desses equipamentos são muitas vezes tóxicos - e também valiosos, já que ouro e prata, por exemplo, fazem parte dos circuitos.
A chamada sucata eletrônica deve ser recolhida e enviada a empresas especializadas na reciclagem desses produtos, em um processo chamado de manufatura reversa. O nome ilustra bem as etapas: desmontar, separar partes e extrair diferentes elementos de cada componente, ou seja, uma lógica que faz o caminho contrário ao da produção de equipamentos...
Bem interessante saber o que é feito com cada parte dos produtos eletrônicos. Precisamos de mais pontos de coleta e de uma maior conscientização dos consumidores, já que a evolução da tecnologia aumenta, cada vez mais, o consumo desses produtos.
ResponderExcluirFalando em reciclagem, agora em Novembro terá em Fortaleza o evento Recicla Nordeste, com seminários e cursos no Centro de Convenções.
ResponderExcluirQuem tiver interesse de participar é só fazer a inscrição(gratuita) no site:
http://www.reciclanordeste.com.br/
Pessoal do Blog, divulga aí!!!
Oi, Leilianny,já havíamos feito uma postagem sobre o Evento: http://cesustentavel.blogspot.com/2011/10/recicla-nordeste-2011.html, mas é sempre bom lembrar! =)
ResponderExcluirA divulgação dessa informação é muito importante, principalmente no contexto de obsolescência "instantânea", exagerando, que está ao nosso redor, quando não acabamos fazendo parte, conscientemente ou não.
ResponderExcluir