quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"População pede melhorias para o Parque Adahil Barreto"

População que frequenta espaço reconhece os benefícios, mas aponta problemas persistentes. Não há registro de reformas na estrutura desde 2005, segundo a SER II

Brinquedos e equipamentos de musculação estão em condições precárias (GABRIEL GONÇALVES)


A rotina começa cedo no Parque Adahil Barreto. Desde as primeiras horas da manhã, o espaço, que foi o primeiro a utilizar a área do rio Cocó, já recebe visitantes em busca de lazer e atividade física aliadas ao contato com a natureza. Morador do bairro, Marcelo Oliveira é uma das 600 pessoas que, segundo a administração do parque, frequentam diariamente o local.

Marcelo vai ao parque para caminhar e reconhece a importância de espaços como esse na cidade: “É uma estrutura muito boa”. O usuário, porém, reclama de problemas que encontra em vários pontos do espaço. “O problema é a conservação”. Para ele, as árvores caídas, a grande quantidade de animais à solta e a condição dos brinquedos e dos equipamentos de musculação são fatores que contribuem para a situação.

“Fortaleza tem muitas áreas de lazer, mas são mal cuidadas”, considera Marcelo. Outro problema, de acordo com ele, é a falta de programação cultural. No último domingo de cada mês, é realizado o projeto Música no Parque, mas o autônomo indica a necessidade de mais iniciativas do tipo. “Deveria haver mais regularidade para atrair ainda mais pessoas”.

Cristina Saboya também vai ao parque todo dia. Desde 1982, conta. “É um dos parques que mais gosto de frequentar, porque é muito tranquilo”, justifica. Segundo ela, a limpeza e a segurança são os principais pontos positivos do espaço. “O parque é muito bom, mas ainda precisa de melhorias e conservação”.

“Ao longo do tempo, o parque caiu em termos de manutenção”, afirma a advogada. Ela aponta os buracos nas calçadas como um risco aos praticantes de cooper. A pouca quantidade e o mau estado dos brinquedos, para ela, deixa de atrair crianças para o local. “Muita coisa poderia ser melhor aproveitada”.

O ponto de concordância dos frequentadores é a limpeza do espaço. Segundo a administração do parque, ela é realizada diariamente durante a semana e nos domingos. A manutenção do parque, de acordo com a Secretaria Regional II (SER II), é realizada de acordo com as necessidades. Não há, entretanto, registro de reformas desde 2005.

Um projeto para a reforma do parque está sendo elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). A previsão é de que a licitação seja realizada em 2012. Na reforma, segundo a SER II, podem ser também avaliados o aumento de número de banheiros, outra reclamação dos frequentadores. (Mariana Freire, especial para O POVO).

FONTE: O Povo Online

2 comentários: