terça-feira, 18 de outubro de 2011

ISO 50001 - Gestão Energética

Foi publicada no último dia 15 de junho, pela International Organization for Standardization, a ISO 50001. Uma norma de gestão energética que pretende influenciar empresas para que estas alcancem uma redução de mais de 60% em seu consumo de energia.

A norma poderá ser utilizada por organizações públicas e privadas no gerenciamento da eficiência energética, estabelecendo planos para implementação, manutenção e melhoria do desempenho no uso e consumo da energia.
O comunicado de lançamento ressaltou que, à medida que os preços de energia crescem e os governos clamam por segurança energética, a demanda por ferramentas de eficiência tem se tornado cada vez mais evidente.
“A eficiência energética às vezes é chamada de ‘combustível esquecido’, já que o assunto costuma ser ignorado nas discussões sobre fontes alternativas”, afirmou, na ocasião, o chefe do projeto, Edwin Piñero.
A norma enfatiza a otimização contínua, com especificações para se estabelecer, implantar, manter e melhorar os sistemas de gestão de energia.
O secretário-geral da ISO, Rob Steele, vê o processo como responsabilidade dos consumidores: “Organizações não podem controlar o preço da energia, as políticas públicas ou a economia global, mas podem melhorar a maneira com que usam a energia”.
A ISO 50001 é baseada nos mesmos elementos encontrados nas demais normas, sendo compatível com os selos ISO 9001 (Qualidade de Gestão) e ISO 14001 (Gestão Ambiental).
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou, em julho, a norma ABNT NBR ISO 50001:2011 – Sistemas de Gestão da Energia – Requisitos com orientações para uso. A publicação é uma adoção da norma ISO 50001:2011 – Energy Management Systems – Requeriments withguidance for use.
Fonte: Jornal da Energia

FONTE: Gestão Ambiental (DN)

Enviado por: 
Nayana de Almeida Santiago
Graduanda em Gestão Ambiental (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE) / Voluntária do Laboratório de Energias Renováveis e Conforto Ambiental-LERCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário