segunda-feira, 19 de março de 2012

Bancos “verdes” veiculam propaganda enganosa e financiam desmatamento, aponta revista do Sindicato dos Funcionários do Banco Central

SINDICATO NACIONAL DOS FUNC. DO BANCO CENTRAL


Bancos "verdes" veiculam propaganda enganosa e financiam desmatamento, aponta revista do Sindicato dos Funcionários do Banco Central 


A revista "Por Sinal", do Sindicato dos Funcionários do Banco Central, revela em reportagem que os maiores bancos privados que atuam no Brasil nem sempre são transparentes no compromisso com a sustentabilidade ambiental. Quando se trata de liberar créditos vultosos, os bancos fecham os olhos para madeireiras ou para finalidades de forte impacto ambiental. A conclusão é extraída de uma pesquisa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVCes).

Outro trabalho apurado pela revista, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), destaca que a preocupação com a saúde do planeta é uma questão mais de propaganda para as instituições financeiras do que um compromisso moral.

O paradoxo chegou ao CONAR que definiu novas normas para estimular as empresas a adotarem práticas sustentáveis verdadeiras por meio da publicidade consciente. O objetivo é reduzir o espaço para a banalização da sustentabilidade e impedir que o tema possa confundir os consumidores.

Além de condenar todo e qualquer anúncio que estimule o desrespeito ao meio ambiente, o Código recomenda que a propaganda anúncio que cite a sustentabilidade deve conter apenas informações ambientais passíveis de verificação e comprovação.

Apesar das novas regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para coibir o greenwashing, em que o discurso da sustentabilidade não tem correspondência em práticas sustentáveis, não há sinais de mudança nos comerciais ou nos portais dos bancos na internet.

A reportagem completa está no site do SINAL http://www.sinal.org.br/informativos/porsinal

Jornalista Responsável
Luís Humberto Rocha Carrijo (
Mtb. 17.296)
Tel: (11) 3487-2092 / 9983-6977
hcarrijo@aipy.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário