sexta-feira, 23 de março de 2012

"UFC e Setur assinam convênio para acompanhar instalação do Acquário Ceará"

O Reitor Jesualdo Farias, da UFC, ao assinar o termo de cooperação técnica entre o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, citou os vários momentos em que a Universidade participa dos empreendimentos do Governo do Estado.





Segundo ele, tal presença se dá em etapas que vão desde os primeiros passos da discussão até a formação de profissionais qualificados para trabalhar. Como exemplos, o dirigente destacou o Porto do Pecém, o Metrofor, o Centro de Feiras e Eventos, a refinaria, a siderúrgica e, agora, o Acquário Ceará.

O secretário de Turismo, Bismarck Maia, informou que há quatro anos, quando a Setur sinalizou com a possível construção do Acquário, já tinha como condição "sine qua non" fazer parceria com o mundo acadêmico, mais precisamente, com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Labomar. "Teríamos de fazer parceria com quem tem expertise", complementou o Secretário.

O convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira (22), no Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (CEAC), equipamento do Labomar situado no Eusébio. Na abertura do evento, o Prof. Luís Parente, Diretor do Labomar, fez uma exposição sobre o trabalho de instalação do Acquário, do qual técnicos da UFC serão partícipes a partir da primeira etapa, que consiste na escolha das espécies, na construção dos habitats, nos sistemas de circulação e suporte. Também farão o monitoramento da qualidade da água, manutenção e limpeza.

"O Acquário não será somente uma atração turística, vai gerar emprego e renda, bem como é fundamental para o desenvolvimento da maricultura no Ceará", garante o Prof. Luís Parente. Ele informou, também, que para constatar a viabilidade da construção de um aquário, vários deles foram visitados, como o Oceanário de Lisboa; Aquário de Barcelona; L’Oceanographic de ValenciaThe New England Aquarium, em Boston, Estados Unidos; The Aquarium of the Pacific, em Long Beach, Estados Unidos; Monterey Bay Aquarium, Califórnia, e o Sea Aquarium of Shanghai, na China.

O Prof. Luís Parente falou ainda sobre os trabalhos desenvolvidos no CEAC - que é fruto de parceria público-privada - como o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para geração de conhecimento e para uma maior eficiência no uso dos recursos costeiros, de forma responsável e em harmonia com o meio ambiente. Entre outras atribuições do Centro de Estudos estão a de desenvolver, aprimorar e transferir tecnologias sustentáveis de cultivo de organismos aquáticos e preservação de recursos costeiros, através de pesquisas inovadoras e aplicadas; promover a consciência ambiental com aulas expositivas, dias de campo e estudos aplicados.

Após assinar o documento de cooperação técnica, o Reitor Jesualdo Farias falou do orgulho que sente em acompanhar o crescimento acelerado do Labomar. Em seguida, dirigindo-se ao Secretário de Turismo e equipe responsável pelo Acquário Ceará, assegurou que o governo estadual está fazendo uma parceria com uma das melhores Universidades do País, capaz de levar sua competência para dar sustentabilidade técnica, científica e econômica ao futuro empreendimento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fones: 85 3366 7331)

Foto: Divulgação

FONTE: UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário