sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto de Tratamento de Resíduos Sólidos vs. usinas no Ceará

Enviado por: Celso Reimann Luz 


A Organização Não Governamental - Movimento Civico da Democracia - Mocidade desenvolveu recentemente um projeto para tratamento de residuos solidos.


O projeto inclui todo tipo de lixo. Realiza-se um processamento de separação atraves de esteiras, onde o lixo reciclável é separado pelas Cooperativas e o restante é usado para a confecção de tijolos ecológicos, blocos de concreto, blocos sextavados, bancos de jardins, guias e outros.


O projeto é viavel e seu retorno de investimento é rápido e seguro. Além disto, o projeto tem a viabilidade de colocar aos moradores de baixa renda blocos com preços bem baratos e uma casa hoje de 46 mts2. sai mais ou menos em torno de R$5.000,00 (casa com 2 qtos, sl,wc,cozinha. Outro fator importante é a confecção de bloquetes que visa eliminar o asfalto (hoje sendo aplicados em alguns municipios de São Paulo) sendo que este viria a permitir a infiltração da agua da chuva.


O lixo orgânico que é o lixo que ninguém quer seria usado para confeccionar, bloquetes sextavados, bancos de jardins, muros e outros o que viuria causar uma grande economia para com o Estado e municipios.
O investimento para atender uma média de 6 municipios que tem uma média de 270.000 habitantes custa aproximadamente R$2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) um valor pequeno em referenecia a construção de usinas.


Além disto tem-se a confecção de briquetes para exportação, produto de fácil aceitação em pizzarias, padarias, hotéis. motéis, residencias em lareiras, fornalhas e outros. Sua rentabilidade é uma das maiores no mercado. Espero ter contribuido um pouco para com seu projeto de sustentabilidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário