quinta-feira, 22 de março de 2012

Produtos Orgânicos no Ceará - A nossa pesquisa continua

André Dourado e Guipson Pinheiro
Mel, Hortifrúti e Café foram as culturas recém-contempladas na pesquisa referente a Fair Trade (Comércio Justo), em continuação a fase de campo iniciada em 2011 pelo Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade - LECoS/UFC.
Em visita a cidade de Horizonte-CE, podemos evidenciar o trabalho de apicultores que sentiram a necessidade de se organizar sob a forma de cooperativa, criando assim, a CAPROMEL (Associação Dos Produtores De Mel De Horizonte). A atuação em cooperativa é reflexo da consciência dos produtores com a busca daquilo que representaria melhorias no manejo, no beneficiamento e na comercialização do mel produzido.



Uma característica que nos chamou atenção foi o fato do Mel de abelha da CAPROMEL ser frisado como mel orgânico, pela preocupação dos apicultores com a qualidade das áreas e floradas visitadas pelas abelhas.
 Subindo a serra, vimos que a horta e o pomar correspondem às principais fontes de sustento para o homem do campo e sua família. Dentre as técnicas empregadas, em Capistrano, a utilização da produção em mandala consegue diversificar o que é produzido, lidando de maneira inteligente com a peculiaridade da terra e com a sazonalidade naturalmente imposta.
Já no maciço de Baturité, conseguimos observar um pouco da realidade dos produtores de café orgânico, em particular os da cidade de Mulungu, conhecida pela produção de cafés tidos como especiais. Segundo os entrevistados, esses cafés, além do sabor marcante, têm propriedades medicinais e não provocariam úlceras ou azia como os outros. Todavia não só os cafés especiais foram comentados, como também o contexto histórico do café e o que ele representou para o estado do Ceará, sendo tido como item de cobiça e exportação, além de estar no hall dos melhores cafés do Brasil.
 O trabalho de campo contagia-nos como pesquisadores numa empolgação pelo contato com diversas realidades, onde sabemos que muitos dados precisam ser levantados e, consequentemente, muito teremos a discutir. Assim, a pesquisa continua!
_______________________________________________
CAPROMEL - Associação Dos Produtores De Mel De Horizonte
Tel: (85)92043619

Associação Dos Pequenos Agricultores De Santa Rita
Tel: (85)99801697

APEMB – Associação Dos Produtores Do Maciço De Baturité
Tel: (85)91076881

Interessados em experimentar os orgânicos comentados?
É possível encontrá-los na Feirinha Agroecológica do Benfica -
www.facebook.com/feiraagroecologica -, que acontece a cada 15 dias na praça Gentilândia, sendo o próx. dia de feira: 24/03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário