segunda-feira, 12 de março de 2012

"Novo laboratório em Fortaleza desenvolverá embalagens comestíveis e biodegradáveis"

O novo Laboratório de Embalagem de Alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, será inaugurado nesta segunda-feira (12). Na nova estrutura serão conduzidos estudos para desenvolver embalagens biodegradáveis, que em contato com o solo podem ser decompostas em semanas – diferente dos plásticos, cuja degradação na natureza pode levar mais de um século.  Essas embalagens, além de ambientalmente corretas, podem ser comestíveis e ativas.
O laboratório de 350 metros quadrados abrigará pesquisas para desenvolver embalagens a partir de matérias-primas da biodiversidade brasileira, como cera de carnaúba, polpa de frutas tropicais e gomas, a exemplo da goma de cajueiro.
(Embrapa)
Vamos nós – A nova tecnologia foi destaque na edição deste domingo no jornal Estadão, por meio de uma matéria sobre 10 fatores que podem melhorar a vida do homem. Uma dessas tecnologias é o novo laboratório da Embrapa, que produzirá embalagens comestíveis e biodegradáveis. “Algumas dessas embalagens, produzidas a partir de polpa de frutas como acerola, goiaba e manga, serão comestíveis. Outras, com biossensores, poderão atestar se alimentos estão em condições adequadas ao consumo”, destaca a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário