segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Comissão de Meio Ambiente realiza ato pelo Dia Mundial sem Carro"

Consciente dos problemas enfrentados em um trânsito cada vez mais caótico e dos problemas no meio ambiente decorrentes da grande quantidade de veículos circulando na cidade, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente realiza, pelo terceiro ano consecutivo, ato para lembrar o Dia Mundial sem Carro. A informação é do vereador João Alfredo (PSOL). Vereadores e assessores da Casa vão trocar os veículos automotores e chegar à sede do Legislativo de bicicleta.

Celebrado em todo o mundo no dia 22 de setembro, o World Car Free Day tem como objetivo principal estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, além de propor às pessoas que revejam a dependência criada com relação aos veículos. Pretende-se que, nesta data, a sociedade experimente formas alternativas e mobilidade.

O vereador anunciou que também no dia 22 será aberta na Câmara uma exposição fotográfica intitulada Mobilidade Urbana: para além da supremacia do automóvel. A mostra ocorrerá no Salão Branco da Casa Legislativa, a partir de 9h.

Guilherme Sampaio (PT) também ressaltou a importância da iniciativa da Câmara. Para ele, a atividade é simbólica e faz uma demonstração das alternativas de transporte sustentável nas cidades. O Dia Mundial sem Carro, para ele, também provoca uma reflexão sobre o uso do veículo individual.

“As facilidades de acesso a crédito e a redução de impostos favorecem a aquisição de veículos e fortalecem o ritmo da atividade econômica. No âmbito do desenvolvimento urbano, no entanto, é um grande atraso.”

3 comentários:

  1. Queria muito ver isso. Irão acompanhados por batedores?

    ResponderExcluir
  2. Queria muito ver isso também. Será que vai acontecer mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Não tenho bicicleta... está é uma boa atitude, agora era bom sair da teoria para prática, pelo menos sairmos do transporte particular para o coletivo, já é alguma coisa, todavia o público não é nada bom.

    ResponderExcluir