quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Ecoponto da Varjota possibilita correta destinação do lixo"

O espaço recebe restos de entulho, poda e lixo eletrônico de pequenos geradores (até 50 quilos ou 100 litros).

Ecoponto da Varjota | Foto: Arquivo / Prefeitura de Fortaleza

Limpeza e Reciclagem. Essa é a proposta do Ecoponto da Varjota, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza e Ecofor. O projeto é uma estratégia de acondicionamento e destinação correta de resíduos sólidos, evitando que o entulho e outros tipos de lixo gerados nas pequenas reformas e construções em prédios ou residências sejam depositados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, ação que provoca sérios problemas ambientais para a cidade de Fortaleza e para a população. O espaço recebe restos de entulho, poda e lixo eletrônico (resíduos provenientes de televisões e computadores, por exemplo) de pequenos geradores (até 50 quilos ou 100 litros), conforme determina a legislação.

O Ecoponto é um local para receber resíduos levados por carroceiros e também por usuários domésticos. A partir da disponibilização de um lote para receber restos de poda, entulho e lixo eletrônico, a Prefeitura de Fortaleza e a Ecofor querem evitar que se formem pontos de lixo na área. É importante ressaltar que o Ecoponto não recebe lixo domiciliar. O mesmo deve ser ensacado e destinado para a coleta, de acordo com o calendário dos caminhões que recolhem o lixo residencial.

Um estudo está sendo realizado para identificar novos locais para a implantação de Ecopontos, de modo que todas as Regionais tenham unidades disponíveis. O Ecoponto da Varjota localiza-se na Rua Meruoca, entre as ruas Antônio Justa e José Lino, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


FONTE: Prefeitura de Fortaleza

5 comentários:

  1. Excelente iniciativa. Tomara que encontrem logo um local próximo a bezerra ou Jovita para implantarem um novo ecoponto.

    Bom seria se recebessem lixo domiciliar, principalmente por causa do lixo eletrônico dentre outros.

    Onde descarto pilhas, carregadores de celular, sua carcaça e bateria?

    ResponderExcluir
  2. Espero que acrescente bastante! Mas creio que a responsabilidade (por parte do municipio) e a EDUCAÇÃO (por parte da população) teriamos um contexto diferente....

    ResponderExcluir
  3. Eu moro perto e não sabia, mas agora vou divulgar no condomínio, e quando ver um container de entulho vou assegurar de que ele tenha a destinação correta. Obrigaduuuuu!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ilmara, além de ter algum postos de coleta de lixo eletrônico dentro de alguns bancos, você também pode ligar para a assistência técnica para que eles te indiquem.
    Projeto interessante

    ResponderExcluir