terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Grandes geradores devem pagar pela própria coleta"

As empresas que produzem mais de 50 quilos ou 100 litros de lixo não podem utilizar o serviço público


As ruas movimentadas do Centro de Fortaleza abrigam pedestres, vendedores ambulantes, placas e uma boa quantidade de lixo. O comércio é formado em parte por grandes geradores de resíduos, como shoppings, que chegam a produzir entre 50 e 100 quilos diários. Para modificar essa realidade foi montada uma operação na área. De acordo com Waldemberg Oliveira de Lima, chefe da limpeza urbana da Regional do Centro, desde fevereiro que a Operação Centro Limpo - Fiscalização nos Grandes Geradores está tentando que reordenar e destinar o despejo e a coleta de lixo no bairro por meio de educação e fiscalização.

É fato que para os próprios lojistas, o entulho na frente de seus estabelecimentos é prejudicial. Todos concordam sobre a necessidade de se fazer esse tipo de trabalho de coleta organizada e sistemática, de acordo com Lima. Mas na hora da fiscalização, as coisas não funcionam da mesma forma. “Sempre tem aquele que não concorda, ou diz que não foi avisado”, revela. Esse tipo de profissional acaba prejudicando o processo de limpeza do bairro.

Para além das questões estéticas, a higiene é fator dos mais relevantes. Com o descarte correto, a possibilidade do saco de lixo ser rasgado, e os resíduos espalhados. “É complicado a gente ter um gari fazendo um trabalho na rua, tentando deixar a rua limpa, vem daí uma destinação inadequada, jogar o lixo na rua e o trabalho do gari fica como se não tivesse sido realizado”, reclama o chefe da limpeza urbana da Regional do Centro.

Para transformar essa situação, auxiliares de fiscalização estão passando por um curso e devem se qualificar como agentes ambientais. Eles vão fazer o trabalho de orientar os comerciantes para que a ação seja definitiva e a consciência ambiental faça parte do cotidiano de trabalhadores e frequentadores do Centro. Horários e locais corretos para descartar o lixo estão entre as ações educativas dos agentes.

A lei
De acordo com a Lei Municipal 8408-99 os grandes geradores de lixo devem pagar pela própria coleta. Quando isso não é feito, é o cidadão comum que acaba arcando com o ônus, já que a coleta das grandes quantidades é incluída no recolhimento do lixo gerado por pequenos comércios e particulares.

SERVIÇO

Emlurb
3131.7600 ou 0800.725.1531
Para solicitar coleta de resíduos de construção (até um contêiner):
 

Ecofor
3474.5800 ou 0800.275.4400
Para ter mais informações e solicitar coleta de resíduos domiciliares (até 50 quilos) :
 

Rede de Catadores do Ceará
8707.1758
Para resíduos recicláveis:
 

Transágua
3227.9088 / 0800.857677
Para quantidades maiores que um contêiner ou mais de 50 quilos (lixo ou entulho)

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA
Apesar de não haver ainda uma coleta seletiva no Centro, já há estudo e projeto para o desenvolvimento da coleta neste molde. Ainda sem previsão, o projeto piloto deve começar na Rua General Sampaio.

Números

80
porcento do material coletado no Centro é reciclável
50
quilos é o limite máximo de lixo diário que pode ser descartado e coletado pelo poder público 

CENTRO
Fim de expediente

1) É comum ver catadores escolhendo o lixo que vale mais para levar. 2) Produtos tóxicos como a lâmpada fluorescente, que não pode ser colocada no lixo comum é descartada no meio da rua. 3) Moradores de rua procuram alimentos nos sacos deixados nas calçadas. 4) A rua vira um verdadeiro depósito quando o expediente no Centro de Fortaleza se encerra.

Henriette de Salvi
henriette@opovo.com.br

3 comentários:

  1. É triste, mas é real... é interessante desenvolver a coleta seletiva... capacitar os agentes ambientais > conscientizar os lojistas > fiscalizar e por último depois de bem desenvolvido é "multar", assim quem sabe eles tenham uma perspectiva de internalizar os custos, estabelecer um prazo médio para que os lojistas se adaptem, internalizando os custos e quem sabe transferindo os custos para alguém. (Nós)

    ResponderExcluir
  2. Seria bom que esse tipo de ação/conscientização não fosse apenas para o centro de Fortaleza, já que atualmente em Fortaleza existem muitos outros bairros que possuem grandes geradores de lixo.

    ResponderExcluir
  3. essa medida ajudará bastante na limpeza da cidade, é bom ver o centro 'arrumado'! A ideia deve ser começar no centro mesmo, e depois seguir para os demais cantos da cidade.

    Alisson Oliveira

    ResponderExcluir