quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Praias estão ameaçadas de sumir em dois municípios"

Nos próximos 100 anos, é provável que os moradores de Acaraú e Icapuí, a 255 e 202 quilômetros de Fortaleza, respectivamente, vejam parte de suas praias desaparecerem com o avanço do mar.
As zonas litorâneas têm faixas de terra mais baixas que o restante da cidade. Isso significa que têm áreas mais propensas à erosão e ao avanço do mar. A explicação é do professor Luís Parente, geólogo e diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará.

 Os relatos estão especificados no Estudo Erosão e Progradação (recuo) do Litoral Brasileiro, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Labomar participou da coleta de dados da pesquisa no Ceará. A partir de informações colhidas pelos estudiosos cearenses, os pesquisadores do MMA compararam dados mais recentes, de 2008 a 2010, com dados das últimas duas décadas.

O Norte e Nordeste são as regiões brasileiras que mais devem sofrer com o aumento no nível do mar. A analista ambiental do MMA, Márcia Oliveira, apontou que os solos no litoral dessas áreas têm plataforma de baixa declividade, ou seja, provocaria mais destruição.

FONTE: Blog do Eliomar

4 comentários:

  1. Isso é triste demais... vi o Icaraí sumir e só de ter a perspectiva de outras praias se acabarem por falta de planejamento e bom senso... lamentável mesmo.

    Beatriz Brandão

    ResponderExcluir
  2. Oi Bea,
    acho que na questão o que se passa são os primeiros efeitos do mar estar subindo alguns centímetros (pelo aquecimento global...)

    ResponderExcluir
  3. Isso é um problema evidenciado em todo o Nordeste, professor. As prais de Recife e João Pessoa, por exemplo, também sofrem esses efeitos da elevação do nível do mar. Porém, lá como aqui, esses efeitos podem ter sido agravados pela construção de portos e espigões nas proximidades, em Pernambco o porto de Suape, aqui o do Pecém. Há estudos que ligam a questão do aterramento de parte da praia de Iracema e também da construção dos quebra-mares com o avanço do mar em Icaraí e Iparana. De alguma forma o mar que foi retesado naquela parte teria que crescer para algum lado, não é?

    ResponderExcluir
  4. Estive em Icapuí ano passado, e costumava me hospedar em uma pousada que se encontrava em frente ao mar, que muitas vezes recuava a ponto de se perder no horizonte. Da última vez que fui o mar tinha avançado, o suficiente para derrubar a parede da escola. E em conversa com um morador, ele falou que é uma questão de ciclo da natureza, já que antigamente o mar ocupava uma parte do que hoje é a cidade.

    ResponderExcluir