segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Camiseta do Curso: seleção de fornecedores - COOPFIRME


De Guipson Pinheiro e Sandy Flath


A Cooperativa de Confecção de Artefatos Têxteis Passo Firme Ltda (COOPFIRME) é um empreendimento econômico solidário que atua nos segmentos de costura e artesanato, tendo a consciência sustentável e a busca por uma atuação condizente ao que se entende por comércio justo como umas de suas características mais marcantes.
Seu histórico evidencia a organização de grupos informais de mulheres, com início em 1997, por moradoras do bairro Genibaú da cidade de Fortaleza/CE, impulsionada pelo apoio da Igreja Católica. Eram 13 grupos de mulheres, correspondentes a 13 comunidades que formavam o bairro Genibaú. Esses grupos trabalhavam com o compartilhamento de experiências e formação entre suas participantes e visavam que “com a cara e com a coragem” tais mulheres pudessem melhorar suas condições de vida.
Hoje a COOPFIRME registra um total de 21 participantes, resultante da variação de participação e permanência dos antigos sócio-cooperados e com a entrada dos novos, incluindo homens. Sua existência propicia mudança de vida de seus participantes. Mudança que se reflete na geração de possibilidades de trabalho e renda para a comunidade, bem como na elevação da auto-estima dos sócio-cooperados e na realização de sonhos.


Ainda, a cooperativa vem alcançando reconhecimento nacional por fazer moda com estilo, abusando da criatividade nas formas e nos mais diversos matérias-prima – algodão cru, fibras vegetais e até materiais recicláveis – para a produção de peças exclusivas.
A COOPFIRME, pela sua história de superação, foi a organização escolhida para a produção das camisetas para o nosso curso de Sustentabilidade.
_______
Contato
COOPFIRME
Rua Alves Batista, 900, Genibaú.
(85) 3471-3002 e 9643-0253 -
http://coopfirme.blogspot.com/ coopfirme@hotmail.com

5 comentários:

  1. Ótimo! E quanto à estampa, será mesmo aquela que foi apresentada?

    ResponderExcluir
  2. Vamos discutir hoje na aula.
    temos que ver o "verso".
    Acho interessante colocar o curso mas talvez podemos colocar
    CEsustetantavel.blogspot.com em uma "letra legal"
    e abaixo Cursos de Sustentabilidade Organizacional -FEAAC/UFC
    Preço R$18,00

    ResponderExcluir
  3. qto a estampa tb acho q deva obedecer os requisitos de sustentabilidade, achei muito grande e confusa talvez se fosse mais simples, q tivesse palavras do conceito de sustentabilidade(desenvolvimento econômico, equidade social, qualidade ambiental) ou q pelo menos transmitisse essa idéia.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, acho que o ideal seria termos, pelo menos, duas opções. Aí faríamos uma votação...

    ResponderExcluir
  5. Eu pedi para um amigo criar uma estampa, qdo estiver pronta eu enviarei.

    ResponderExcluir