sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Coleta de Lixo Eletronico

Ministério do Meio Ambiente realiza campanha de coleta de lixo eletrônico em algumas capitais


Praticamente todo mundo produz lixo eletrônico e não sabe como de desfazer dele. 
Em Fortaleza, empresas como a Ecoletas fazem a separação 
e encaminhamento dos materiais à reciclagem 
Foto: Rodrigo Carvalho

De quarta-feira última (12 de outubro) até o próximo dia 26, as populações de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e do Rio de Janeiro poderão descartar de forma correta o lixo eletrônico, como celulares e computadores obsoletos e estragados. A coleta do material faz parte da estratégia de consumo sustentável desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A expectativa do ministério é que sejam coletadas 50 toneladas de lixo eletrônico nestes 15 dias.
"Temos que conscientizar os consumidores que há lugar (adequado) para o lixo eletrônico", disse na última terça-feira (11 de outubro) a gerente de Consumo Sustentável do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do MMA, Fernanda Daltro. Segundo ela, o lixo coletado durante a campanha será reciclado ou descartado por empresas de reciclagem.
A campanha será desenvolvida por meio de parceria do MMA com companhias de metrô de Brasília, São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil – empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988 – e a Descarte Certo. Neste ano, o ministério instituiu outubro como o Mês do Consumo Sustentável.
Em Brasília, a população pode descartar o lixo eletrônico em um coletor da Estação Galeria dos Estados do metrô, no Setor Comercial Sul. Em São Paulo, o posto de coleta fica na Estação Tucuruvi, na Linha 1 Azul. No Rio, o material pode ser deixado na Estação Carioca e em Belo Horizonte, na Estação Eldorado.
O Brasil consome por ano, segundo o MMA, mais de 120 milhões de eletroeletrônicos. Pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros. Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio – substâncias podem contaminar o ar, a água e o solo. Por isso, o ministério que conscientizar a população sobre a necessidade de descartar de forma correta o lixo eletrônico.
Fonte: Agência Brasil

3 comentários:

  1. Precisamos incentivar mutirões para a coleta do lixo eletrônico em Fortaleza, conscientizar empresas e cidadãos. Pouco se fala sobre o problema na cidade, e o consumo desenfreado de eletrônicos só aumenta...

    ResponderExcluir
  2. Também sou de acordo com os mutirões para coleta do lixo eletrônico. Chega de consumo irresponsável, devemos enxergar que mercúrio, fósforo, chumbo, lítio, dentre outros materias devem ser mantidos longe dos lençóis freáticos e das áreas residencias, precisamos de destinos específicos para esse tipo específico de lixo.

    ResponderExcluir