domingo, 16 de outubro de 2011

"Livro eletrônico ou de papel: qual é mais sustentável?"

Marina Franco 23 de setembro de 2011
A resposta para quem tem dúvida entre qual das duas opções usar, considerando os impactos ao meio ambiente, é: depende da quantidade de títulos que você lê por ano. Os eletrônicos podem parecer menos impactantes – afinal, é possível carregar mais de mil deles de uma só vez -, mas lembre de uma coisa óbvia: para serem lidos precisam dos e-readers ou tablets.
Então, a comparação entre ler um livro impresso e um eletrônico deve considerar o ciclo de vida desses aparelhos. A Green Press Iniciative*, organização americana que trabalha questões de conservação ambiental nas indústrias de livros e jornais, publicou um relatório* com essa comparação, considerando dados de diferentes pesquisas. O contexto considerado aqui é o norte-americano.
O resultado da análise não é extremamente preciso, mas dá para o leitor ter uma ideia do que é mais "amigável", de acordo com o seu hábito de leitura. Se você lê até 30 livros em um ano, consumir os de papel é menos impactante ao meio ambiente. Agora, se o seu costume é devorar entre 60 e 90 obras em apenas 365 dias, então prefira os eletrônicos.
E o intervalo de 30 a 60 livros? Esta faixa seria o "ponto de equilíbrio" dos impactos ambientais. A preferência pelos e-books poderia ser maior, por exemplo, se você usa seu tablet para outras funções, como ler jornais, ouvir música ou navegar pela internet. Por outro lado, continue optando pelos livros impressos se você tem o costume de emprestá-los a amigos.
O relatório considera as emissões de dióxido de carbono da produção e do uso dos dois produtos, mais as que vêm do consumo de energia para que os e-readers e tablets funcionem. Como a própria análise afirma, ainda seria bom considerar a eletricidade para armazenamento e transmissão de dados dos aparelhos, além da reciclagem.
A comparação te surpreendeu? Só não pense que os e-books são melhor para o meio ambiente porque evitam folhas. No Brasil, todo o papel usado para impressão vem de florestas cultivadas para este fim.
Você tinha uma outra ideia sobre o que é mais sustentável? Conte-nos qual o seu hábito de leitura.
Foto: goXunuReviews/Creative Commons
FONTE: Revista Super Interessante

2 comentários:

  1. É incrível como o problema é complexo, tudo que pode se "consumido" pode virar lixo, o que precisa ser visto então não é o material em si mas consciência de cada um em saber utilizar o que se "consome".

    ResponderExcluir
  2. no meu caso comprar os livros é mais sustentável...

    ResponderExcluir