quinta-feira, 22 de março de 2012

I Seminário do Comitê IFCE Maracanaú para a Rio+20

Hoje, foi realizado o I Seminário do Comitê IFCE Maracanaú para a Rio+20 (evento de lançamento do Comitê).

O Seminário abordou discussões relacionadas às perspectivas em relação à Rio+20, Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no período de 13 a 22 de julho de 2012.

Estiveram presentes na composição da mesa: Adriana Marques, professora do Instituto Federal do Ceará; Rafael Tomyama, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza, coordenador do Fórum Agenda 21 de Fortaleza; Paulo Sombra, publicitário e membro do Comitê Cearense para a Rio+20 e representantes do movimento SOS Clima Terra.

Na abertura do Seminário foi apresentado o vídeo oficial do Governo Federal sobre a Rio+20 (é interessante que as pessoas vejam e tirem suas conclusões... clique AQUI e confira). O evento também fez menção ao Dia Internacional da Água e apresentou um vídeo sobre a sua importância.

O primeiro membro da banca a falar foi o Publicitário Paulo Sombra. 

Sombra ressaltou a importância da água como recurso fundamental à sobrevivência, falou brevemente sobre o que é a Rio+20 e destacou com ênfase a relevância da participação da sociedade civil nas discussões sobre a Conferência e seus objetivos. Convidou o público a participar dos Comitês com o objetivo de propagar essas discussões.

A fala seguinte, de Rafael Tomyama, foi centrada no Fórum da Agenda 21 de Fortaleza. Contextualizou como a Agenda 21 surgiu, na Rio 92, seus objetivos e como o propósito sofreu um grande esvaziamento ao longo do tempo. Resaltou que a Agenda precisava/precisa ser incorporada pela sociedade.

Relatou que no Ceará há apenas um processo em funcionamento, o de Fortaleza. Como ações relacionadas ao Fórum Agenda 21 do Município, ressaltou o Plano de Desenvolvimento Sustentável Local, que foi realizado na região da Sabiaguaba e o Plano de Arborização de Fortaleza. Todas as pontuações feitas por Tomyama sobre a Agenda 21 foram intercalas por importantes considerações a respeito do desenvolvimento sustentável.

Adriana Marques, a respeito de Economia Verde, levantou alguns questionamentos: 
Como falar de algo que não existe?
É possível pensar em economia verde nos moldes da sociedade atual?

A respeito da Minuta Zero da Rio+20, afirmou acreditar que o documento possui vários problemas, como o fato de fazer uma menção exagerada à economia, apresentar um foco no econômico e no social e “esquecer” o meio ambiente, além de  assumir uma visão Neo Malthusiana.

A Professora ressaltou que é preciso questionar a origem do modelo de desenvolvimento que está posto, ou seja, é preciso que haja uma mudança de paradigma.

A representante do movimento SOS Clima Terra apresentou dados e considerações de extrema relevância em relação às questões do clima e dos desafios de conseguir espaço na mídia para a divulgação de ações relacionadas ao tema e expôs a Campanha Mundial por Justiça climática, sustentabilidade e contra o Aquecimento global.

Fez diversas pontuações sobre a Rio+20 e ressaltou a importância da “Cúpula dos Povos”. Destacou o ano de 2015 como “chave”, já que nele se encerra o primeiro ciclo das metas do milênio.

O Comitê Cearense para a Rio+20 em Fortaleza, convida para o II Seminário, que acontecerá no anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, no dia 29/03/12 (quinta-feira) às 19h00min. 

AQUI, link do grupo do Comitê Cearense para a Rio+20 no Facebook.

Ah, fizemos uma divulgação do nosso blog por lá! =) 

Ana Clara Alves 

Um comentário:

  1. Valeu, obrigado pelo report, agora vou aguardar para participar do segundo.

    ResponderExcluir