terça-feira, 22 de novembro de 2011

A armadilha submarina do Pré-sal

A armadilha submarina do Pré-sal:


Do microblog do André Trigueiro

O precedente aberto pelo vazamento da Chevron é gravíssimo num país onde já existem 136 plataformas de produção, 60 sondas de perfuração e 8.964 poços em funcionamento. Segundo o Ibama, ocorrem em média de 20 a 30 pequenos vazamentos de óleo por ano.

O Brasil não está preparado para abrigar a mais voluptuosa exploração de petróleo em águas profundas do mundo. Esta talvez seja a maior lição do vazamento de óleo nas proximidades de um poço aberto pela Chevron na Bacia de Campos, o qual revelou uma série de irregularidades e omissões em diferentes níveis governamentais e privados.

Não é possível que os engenheiros e funcionários da Chevron ouvidos na plataforma da companhia pelo delegado da Polícia Federal responsável pelo caso, Dr. Fábio Scliar, digam que “não receberam treinamento para lidar com vazamentos” nem saibam apontar com exatidão para onde está sendo levado o óleo supostamente recolhido pela Chevron conforme nota divulgada pela empresa.

(...)

'via Blog this'

Um comentário:

  1. É impressionante que na hora de assumir cargos de alta responsabilidade e complexidade chovem candidatos e profissionais muito bem habilitados e treinados. Quando chega o momento de assumir essas mesmas responsabilidades a "batata quente" muda de mão em mão. É inaceitável que em um país como o nosso que tem pretensões de projeções globais não haver controles ambientais tão fundamentais...

    ResponderExcluir