segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Greenpeace divulga lista das empresas sustentáveis"


A multinacional americana HP é a empresa eletrônica mais ecológica do mundo por suas operações sustentáveis, segundo a ONG Greenpeace. esta semana (09.11), a organização não governamental divulgou um hanking onde avalia as empresas mais importantes. O “Guia para Eletrônicos mais Verdes”, aponta ainda da canadense RIM, fabricante do celular BlackBerry, como a pior em se tratanto de práticas sustentáveis.

O relatório anual revela que a HP melhorou três posições no ranking mundial e se colocou no topo da lista, com 5,9 pontos, em uma escala de 10. Logo atrás, ficaram a Dell, com 5,1 pontos, e a Nokia, com 4,9 pontos.

Desde 2006 o Greenpeace realiza a pesquisa. Esta foi a 17ª edição do hanking e a ONG decidiu fazer algumas mudanças nos critérios, que foram atualizados e, apartir de agora, levam em conta, por exemplo, a adoção por parte das empresas de políticas e práticas que visem a redução dos impactos sobre o clima, a produção de produtos mais ecológicos e operações mais sustentáveis. Outra mudança é que a lista passa a avaliar as 15 principais fabricantes de PCs, TVs e celulares.

A Apple, fabricante do iPhone e iPad, é a quarta empresa mais verde, após subir cinco colocações no ranking graças a seus “produtos verdes e operações sustentáveis relativamente fortes”. Philips, Sony Ericsson, Samsun, Lenovo, Panasonic e Sony seguem na lista das dez principais companhias.


No último lugar (15º), a canadense RIM ficou com somente 1,6 ponto. Para a ONG, a RIM precisa melhorar as informações e revelação de seu rendimento no meio ambiente, comparado com outros fabricantes de telefones celulares.


Confira abaixo o hanking divulgado pelo Greenpeace. Para ajudar você a ser tornar um consumidor cada vez mais consciente o Ecopensar lembra que é importante avaliar a real necessidade de adquir novos produtos e pensar na destinação correta dos produtos que não forem mais úteis.

Confira o ranking:

1 – HP (5,9)
2 – Dell (5,1)
3 – Nokia (4,9)
4 – Apple (4,6)
5 – Philips (4,5)
6 – Sony Ericsson (4,2)
7 – Samsung (4,1)
8 – Lenovo (3,8)
9 – Panasonic (3,6)
10 – Sony (3,6)
11 – Sharp (3)
12 – Acer (2,9)
13 – LG Electronics (2,8)
14 – Toshiba (2,8)
15 – Rim (1,6) 





FONTE: EcoPensar

Um comentário:

  1. É isso aí, mudança de atitudes em busca de um forma de pensar ecologicamente! ;D

    ResponderExcluir