terça-feira, 1 de novembro de 2011

Entenda o que é "Obsolescência programada"

Obsolescência programada é o nome dado a vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido.

DIVULGAÇÃO

A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como Descartalização, causando grandes danos ao meio ambiente e prejuízos aos consumidores em geral.



Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.



Além do que foi colocado acima, a indústria tecnológica também está totalmente envolvida nessa estratégia, por exemplo, nossos telefones celulares são feitos para nos atender por no máximo 6 meses. Eles não param de funcionar, mas deixam de estar na moda, não "rodam" os aplicativos mais modernos e passam a ser sinônimo de atraso para quem os porta.



Os grandes fabricantes de hardware e software trabalham em conjunto para que o seu computador deixe de ser capaz de executar as novas versões dos softwares e utilitários produzidos, forçando você a trocar de computador em um curto espaço de tempo.



É uma verdadeira conspiração contra os consumidores e o meio ambiente em prol do lucro abusivo e irrestrito das empresas capitalistas.



Se realmente a espécie humana deseja preservar o Planeta Terra e seus recursos, não adianta apenas reciclar o lixo e economizar água, mas precisa haver uma nova ordem econômica que leve em conta os fatores sociais e ambientais.



Equipe @terrachamando

2 comentários:

  1. Podíamos botar umas fotos dos pcs pela UFC.
    Mas...
    Será que a obsolescência é mesmo programada? Se um conhecimento evolui. Seria programado se deixássemos para lançar só quando ele custasse X. Acho que no caso dos computadores não é bem o caso. Há um atraso normal em relação a colocação de uma tecnologia em produção, e neste tempo a própria tecnologia avança.Nada me parece "perversamente" programado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo professor. A tecnologia não progride de forma "programada", em x anos teremos x novos softwares, por exemplo. O que se pode fazer, a meu ver, é uma convergência de funções, como ocorreu por exemplo com o blu-ray player, um grande avanço tecnológico, mas que não descarta de vez os dvds!

    ResponderExcluir