Comparado aos outros, o aterro de Caucaia está em
melhor situação (FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA)
Os lixões devem ser substituídos por aterros sanitários até 2014, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O desafio é grande para o Ceará. Atualmente, são 284 lixões e oito aterros sanitários. O Estado tenta se readequar por meio dos consórcios, mas o caminho a ser percorrido é longo.
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace), apenas os municípios de Caucaia, Aquiraz, Maracanaú, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim, Lavras da Mangabeira e Tauá estão com licença de operação de aterro sanitário válida. Para o procurador autárquico da Semace, Martinho Olavo, a situação fica ainda mais crítica quando se analisam quais desses locais têm condições da licença ser renovada: Caucaia, Quixerambom e Lavras da Mangabeira. Este último solicitou pela primeira vez a licença de operação, após conseguir a de instalação.
O Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (Asmoc), que também recebe os resíduos sólidos de Fortaleza, está em melhor situação se comparado aos demais, e já conseguiu a renovação da licença para mais dois anos, aproximadamente. Mesmo ainda apresentando carências estruturais, o aterro de Caucaia acaba sendo referência para os demais no Estado. Na semana passada, O POVO tratou sobre a situação dos antigos lixões na Capital e as falhas que existem no Asmoc. Ambientalistas criticam a pouca resolutividade na captação dos gases tóxicos e tratamento de chorume.
Os outros cinco municípios (Aquiraz, Maracanaú, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante e Tauá) com licença de operação devem corrigir falhas. “Não podemos dar prazo para essa regularização. O município interessado que deve agilizar as correções para conquistar a renovação da licença. Cada processo tem sua peculiaridade”, resume Olavo. No caso do aterro de Tauá, por exemplo, o pedido de renovação de licença de operação foi negado.
O coordenador de monitoramento de convênios de Tauá, Francisco Barroso, reconhece que o aterro funciona com dificuldades. “O sistema de coleta ainda é precário. A falta de cooperativa também prejudica. Estamos fazendo o possível para não acumular tanto lixo”, explica. A espera é pela consolidação do consórcio. “O processo está parado e não tenho ideia de quando vai ser consolidado”.
ENTENDA A NOTÍCIA
Política Nacional de Resíduos Sólidos estipula até 2014 a erradicação dos lixões. No Ceará, são 284 lixões e oito aterros sanitários. O aterro se diferencia do lixão pelo estudo de implantação e otimização da área, monitoramento ambiental e ausência de catadores.
Saiba mais
Projetos executivos em fase de elaboração
Aterro Consorciado do Cariri; de Camocim; de Sobral; de São Benedito; de Icó; de Milagres; de Paracuru. Consórcios constituídos
Foram concluídos 22 consórcios Públicos de Resíduos Sólidos para os seguintes municípios: Crato, Camocim, Sobral, São Benedito, Milagres, Paracuru, Aracati, Cascavel, Acaraú, Itapajé, Itapipoca, Pacajus, Crateús, Nova Russas, Quixadá, Ipu, Assaré, Icó, Limoeiro do Norte.Tema vencedor da enquete
Com 57% de preferência, "A situação dos aterros sanitários em Fortaleza" foi o tema mais votado. As comemorações do "Centenário de Gonzagão" ficou com 25%. Já "Mudanças no Imposto de renda" teve 17% dos votos. A enquete faz parte da seção Você Faz O POVO, principal canal de interatividade do portal O POVO Online. Ela é realizada quinzenalmente. A terceira enquete foi aberta no último dia 13 e a votação se encerrou no dia 15. A próxima enquete será aberta no dia 27 e a votação seguirá até o dia 30. Na semana seguinte, o tema mais votado terá cobertura especial nas mídias do grupo.
Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br
vivi@opovo.com.br
FONTE: O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário