quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Logística Reversa

Por Camila Cruz Araújo

Logística reversa caracteriza-se pelo sistema que planeja, opera e controla o fluxo dos diversos produtos pós-venda, agregando a estes bens valores econômicos, ecológicos, legais, entre outros, melhorando assim, a imagem das empresas que produzem esses processos.

Observamos que a logística tradicional trata do fluxo dos produtos da fábrica até o cliente, já a logística reversa trata do retorno dos produtos, materiais e peças do consumidor final ao processo produtivo da empresa. Isso ocorre devido a alguns fatores preponderantes como: legislação ambiental, imagem da empresa com relação à sociedade civil (que hoje, em muitos lugares vê a questão ambiental como fator determinante para obtenção de um produto ou de um serviço) e também por grande influência de organizações não governamentais, entre outros. Por esses motivos as empresas estão adotando cada vez mais material reciclado em seu processo produtivo, assim como também passaram a se preocupar com o correto descarte dos produtos que não possam ser reutilizados ou reciclados.

Um dos grandes pontos pensados na logística reversa é a reinserção do produto no comércio – através da reutilização - ou no ciclo de produção – através da reciclagem -, ou caso seja inviável o retorno do produto, o correto descarte, como já mencionado. Quando dos dois primeiros, a logística reversa ocupa-se também em agregar valor econômico ao produto depois de sua volta ao elo comercial, este sendo inicialmente, o motivo mais evidente para as empresas se interessarem por fazê-la. Atualmente, outro fator que tem tornado a logística reversa bastante interessante é a competitividade, pois muitos consumidores já veem com bons olhos empresas que pensam e agem com consciência ambiental.

Esperamos que um dia todas as empresas, indústrias e organizações vejam os benefícios da logística reversa e que façam com que seus objetivos de implementação venham a ser responsabilidade pelos seus produtos, em todas as fases de produção, desenvolvendo assim parcerias de colaboração entre a empresa e seus clientes, proporcionando a preservação da natureza e conseqüentemente colaborando com a melhoria na qualidade de vida da sociedade em geral.

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