terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"Petrobras discute na FIEC o pré-sal e o futuro do Brasil"

A Petrobras realiza nessa terça-feira, 6/12, a partir das 18h30, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o seminário Pré-sal e o Futuro do Brasil. O encontro, que contará com a participação de diretores da instituição, visa abrir uma discussão sobre o novo marco regulatório do petróleo no país. Segundo Raimundo Lutif, gerente de Estruturação do Negócio da Refinaria Premiun II, estarão em pauta na reunião temas como capacidade de exploração, legislação e royalties, dentre outros. Lutif explica que a Petrobras vem realizando vários seminários do gênero pelo Brasil afora, com o intuito de compartilhar as perspectivas relacionadas ao potencial da camada do pré-sal, além de promover debate qualificado, expondo e compartilhando diferentes visões e projetos para a exploração de suas reservas.

O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2 000 metros. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.

Os primeiros resultados apontam para volumes muito expressivos. Para se ter uma ideia, só a acumulação de Tupi, na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás). Já o poço de Guará, também na Bacia de Santos, tem volumes de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30º API. O evento é gratuito e aberto aos interessados.

Informações: 9645 9639 / 3266 4584.


FONTE: FIEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário