domingo, 13 de novembro de 2011

COQUEIRINHO, terra e vida

Engarrafamento, buzinas, violência, filas e fast food são alguns fatos que acentuam o desequilíbrio presenciado – de maneira naturalizada – nas principais cidades do país.
E quem diria que, num pedacinho do Ceará, há uma comunidade destoante desse contexto? Difícil de acreditar?


No entanto, foi isso que 2 pesquisadores do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECOS/UFC)  puderam  evidenciar durante a visita à comunidade Coqueirinho, da cidade de Fortim/CE. Sendo recebidos num clima de receptividade e aconchego sem igual, o que propiciou momentos agradáveis de pesquisa de campo.

A busca pelo equilíbrio empreendida por esta comunidade foi algo marcante, principalmente por se refletir no respeito ao Trabalho e ao Homem do campo em sua luta por condições dignas de vida e pelo direito a terra, tendo a Natureza como estimável provedora de para si e para sua família.

“Me impressionei pela tamanha consciência dos agricultores, que cuidam da sua terra de forma ética e sustentável. Isso nos mostra o respeito que eles têm à terra e a vida! Por vivências como essas, deixo de pensar sustentabilidade como algo utópico e acredito que realmente dá certo e que pode gerar inovação social”, comentou um dos pesquisadores.

A Comunidade Coqueirinho desenvolve distintos projetos referentes ao cultivo de alimentos orgânicos, a mobilização social e, recentemente, ao turismo comunitário.

Ficou curioso para conhecer esta comunidade?
Macro-região: Litoral Leste
Distância de Fortaleza/CE: 135 KM
População: 60 famílias
Organização Local: Associação Cooperativista do Proj. de
Assentamento Coqueirinho (ACOPAC)
Mais informações: http://www.tucum.org/site/2313/nota/111823
(85) 8612-3288, Inara B
orges (Articuladora Comunitária da
Rede Tucum)


Enviado por Guipson Pinheiro & André Dourado

2 comentários:

  1. Muitooo legaal mesmo saber!!Bacana demais ter uma comunidade que se desenvolve de forma sustentável. Porque "engarrafamento, buzinas, violência, filas e fast food"... são palavras comuns no nosso dia a dia. Incrível, saber que ainda existem pessoas longe dessa realidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalho junto a algumas ONGs que formam e unem algumas comunidades alternativas ou sustentáveis em torno do turismo comunitário. Existem 13 comunidades participantes da REDE TUCUM, e a coqueirinho é uma delas. Não deixem de visitá-las, vocês realmente irão se impressionar!
    www.tucum.org/

    ResponderExcluir